Notícias
- Home
- Associados
- 5 Dicas Para Um Armazém Altamente Eficiente [HM Consultores]
5 Dicas Para Um Armazém Altamente Eficiente [HM Consultores]
Um armazém organizado tem um papel chave na cadeia de abastecimento, pelo que é primordial manter uma abordagem séria e estruturada para que toda a cadeia de valor operacional funcione eficazmente.
Infelizmente organizar corretamente um armazém é mais complexo do que aparenta, por isso, cada decisão deverá ter em consideração o aumento da produtividade, a otimização do espaço, a redução de custos e proporcionar uma boa experiência ao cliente.
Com isto em mente, apresentamos 5 dicas básicas com o intuito de ajudar e fomentar a melhoria operacional de um armazém:
1. Implementar um “Smart Layout” e revê-lo periodicamente
Existem milhares de possíveis combinações de espaço e prateleiras num armazém, mas poucas que maximizam o uso do espaço disponível. Práticas simples como armazenar os itens mais usados numa zona frontal e de fácil acesso, armazenar itens que são vendidos juntos perto uns dos outros ou guardar nas mesmas prateleiras itens com tamanhos e formas similares. Isto evita que se percam pequenos itens no meio de caixas consideravelmente maiores e permite um melhor uso do espaço vertical. Para garantir que isso se mantém é aconselhável rever o layout anualmente ou bianualmente, de forma a acompanhar as mudanças de itens que possivelmente irão acontecer.
2. Dar uso ao espaço vertical
Um dos principais obstáculos no dia-a-dia de um operador de armazém é lidar com a falta de espaço. Antes de considerar expandir o armazém horizontalmente deve-se analisar o espaço vertical disponível e verificar se realmente está a ser bem aproveitado. Com prateleiras mais altas e equipamento de recolha e armazenamento adequados é possível otimizar e rentabilizar o seu armazém.
3. Eliminar ações de valor não acrescentado
A abordagem Lean consiste na busca incessável pela eliminação de todo e qualquer desperdício, para isso é aconselhável examinar todos os processos regularmente e garantir que “passos” desnecessários não estão a ser efetuados. Por exemplo, garantir que os itens mais “populares” não alteraram ou analisar se a recolha de dados está a ser feita corretamente.
4. Manter o armazém limpo
Parece ser um ponto óbvio, mas por isso mesmo se peca muito nesta questão. Disponibilizar 1 ou 2 horas todos os meses para limpar o armazém poderá levar a um aumento substancial na eficiência, os colaboradores facilmente identificam o que está em falta, em excesso ou mal armazenado e poderá proporcionar uma movimentação mais rápida. Não menos importante é o impacto visual que tem, um armazém sujo e desorganizado indica aos visitantes externos que existe uma falta de eficiência óbvia, potencial lucro perdido ou que o staff está simplesmente sobrecarregado.
5. Formar funcionários com regularidade
Uma equipa bem treinada requer tempo e repetição. Um erro comum nas empresas é dar uma formação inicial aos colaboradores e não repetir com regularidade as mesmas ou até novas formações. Só é retida uma pequena percentagem do que é ensinado e o novo conhecimento é construído através do que já foi adquirido anteriormente, portanto quanto mais expostos a informação os colaboradores estiverem mais informação fica retida. Assim, manter o armazém organizado passa a ser algo cultural e não como uma obrigação paralela às responsabilidades de cada um.
Eficiência é uma combinação de boas práticas, vigilância e senso comum. Mantendo-se informado sobre as novidades de equipamentos, técnicas e assegurando a revisão periódica dos procedimentos, facilmente se garante a melhoria contínua e o sucesso de um armazém.
A Leanked apresenta um serviço de consultoria dedicado à organização e otimização de armazéns e de processos logísticos.
Gabriel Cardoso
Consultor Leanked
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Como a Tecnologia Revoluciona a Infraestrutura Hospitalar do Futuro: Verdade ou Mito? [Teltex]
O setor hospitalar enfrenta demandas crescentes por segurança, eficiência e…
Jardim das Flores: O Novo Empreendimento Residencial em Vila Nova de Gaia [LCM International Realty]
Apresentamos o Jardim das Flores, um novo empreendimento residencial de…
Não Desperdice 2025: Transforme seus Primeiros 100 Dias! [Virgínia Haag]
Estamos começando um novo ano cheio de possibilidades! E se…
A importância da gestão patrimonial e sucessória nas empresas familiares [Maria Amélia Araújo Advogados]
O planejamento patrimonial e sucessório é importantíssimo para garantir a…
Quais São as Diferenças Entre o Visto D7 e o Nômade Digital? [Start! Be Global]
Com a crescente procura por oportunidades de viver em Portugal,…
A nova era do trabalho hibrido [The Life Curators]
Recentemente, a proposta do Brasil de reduzir a jornada de…
Descubra as nossas ofertas de voos para todos os destinos TAP em Portugal, Marrocos e na Europa! [TAP Air Portugal]
Essa campanha está disponível para compra de 09 a 19…
Combustível do futuro: nova lei de estímulo à agroenergia [BMA Advogados]
Recentemente editada, a Lei do Combustível do Futuro (Lei Federal…
Qual Visto Escolher? Diferenças entre o D1 e o E0 para Trabalhar em Portugal [Start! Be Global]
Se você está planejando trabalhar em Portugal, é crucial entender…
Você sabe o que ocorre com as dívidas em caso de sucessão? [Maria Amélia Araújo Advogados]
Como regra geral relativa a dívidas deixadas pelo falecido, o…
Inteligência artificial e o setor bancário: como a automação redefine carreiras e planejamentos pessoais [The Life Curators]
Nos próximos três a cinco anos, até 200.000 empregos no…
Conheça o projeto: Prata River Side Village [Conexão Europa Imóveis]
A cidade de Lisboa e a zona do Prata sempre…