Notícias
Jornalista luso-brasileiro lança livro inédito sobre os bastidores das “Festas D’Agonia”, em Viana do Castelo
O jornalista e escritor Ígor Lopes vai lançar no próximo dia 5 de agosto um livro inédito. “Festas D’Agonia – Viana do Castelo – Para brasileiros e lusodescendentes” vai ser apresentado pelo autor e pelo Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, pelas 18h, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, na sala Couto Viana.
A cerimônia, liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Viana de Castelo, Luís Nobre, autor do Prefácio, vai contar ainda com a participação remota do Embaixador João Ribeiro de Almeida, presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que vai falar sobre o autor. Haverá a participação também, de forma on-line, do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos.
A obra, escrita no formato livro-reportagem e que foi apoiada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, conta com 260 páginas que procuram, segundo o autor, “abordar os bastidores desta que é considerada a Romaria das Romarias em Portugal para o público brasileiro e lusodescendente espalhado pelo mundo”.
“No seio da Diáspora portuguesa, muito se fala nas Festas da Agonia, porém, poucos descendentes ou amantes de Portugal têm a oportunidade de conhecer de perto esta grandiosa festividade que movimenta a região do Alto Minho e o país. Mesmo quem conhece a festa não faz ideia do seu teor organizacional, da pluralidade da sua programação e da sua importância no sentido de promover a cultura portuguesa, especificamente do Alto-Minho, e o esforço feito para internacionalizar as tradições, as potencialidades e a imagem de Viana do Castelo”, afirmou Ígor Lopes, que destacou ainda que este novo trabalho literário se destaca por ser fruto “de uma investigação aprofundada junto dos nomes e entidades que fazem a festa acontecer”.
O livro explica a simbologia e os objetivos de cada ponto da programação desta Festa, enaltece a vertente religiosa em torno de Nossa Senhora da Agonia e de animação dos dias de celebração e dá voz a quem está conectado aos bastidores desta iniciativa que conta com a presença de milhares de visitantes. São também mostrados o trabalho em prol da sustentabilidade e a visão dos seus gestores para o futuro, além de decifrar, um pouco mais, os principais cantos e recantos desta cidade tão “charmosa” dona de um centro histórico rico em detalhes e com uma grande proximidade emocional ao Rio Lima.
“Este é mais um contributo na aproximação entre Brasil e Portugal e na valorização das comunidades portuguesas e lusodescendentes que residem em vários cantos do planeta, razão pela qual sou muito grato à autarquia vianense pelo apoio e confiança”, finalizou Ígor Lopes.
Sobre o autor
Ígor Pereira Lopes é Jornalista, Escritor e Social Media entre Brasil e Portugal. É CEO da Agência Incomparáveis, que conecta Brasil-Portugal e União Europeia e Mercosul. Escreve para diversos jornais.
É Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior, Portugal; Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra, Portugal – curso reconhecido no Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialista em Gestão de Redes Sociais e Comunidades pela Universidade de Guadalajara, México; Especialista em Princípios da Comunicação Mediática Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha; e Licenciado em Comunicação Social – Jornalismo pela FACHA, Brasil, cujo curso está revalidado em Portugal pela Universidade Nova de Lisboa.
É autor de “Maria Alcina, a força infinita do Fado”, com o apoio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas (2016), lançado no Brasil e em Portugal; “Casa do Distrito de Viseu: cinquenta anos de dedicação à cultura portuguesa no Rio de Janeiro” (2016), lançado no Brasil e em Portugal; “Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de Janeiro – o percurso do grupo português que valoriza a cultura minhota no Brasil desde 1954” (2019), lançado no Brasil, em Portugal e na Argentina; e “Açores em Cores – Belezas, Contornos e Potencialidades – Detalhes que brasileiros, lusodescendentes e açordescendentes devem conhecer sobre o arquipélago” (2020), com o apoio da Direção Regional das Comunidades do Governo dos Açores, lançado no Brasil, em Portugal continental e nos Açores.
É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – Brasil; Integra os órgãos sociais da Casa do Brasil – Terras de Cabral; Integra o Conselho Estratégico ao Investimento – (CEI) da Câmara do Comércio da Região das Beiras (CCRB), entidade da qual é também Diretor de Relações Internacionais; membro da Academia Luso-Brasileira de Letras – (ALBL), Rio de Janeiro; membro da Academia de Letras e Artes Paranapuã – (ALAP), Rio de Janeiro; membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni – (ALTO) – Minas Gerais; membro da Eco Academia de Letras, Ciências e Artes de Terezópolis de Goiás – (E-ALCAT); e membro da Academia de Letras e Artes da Guiné-Bissau (ALAGB).
Nascido no Rio de Janeiro, com dupla-nacionalidade portuguesa, Ígor Lopes tem ligações às regiões do Douro e de Trás-os-Montes.
O livro “Festas D’Agonia – Viana do Castelo – Para brasileiros e lusodescendentes” pode ser comprado durante o seu lançamento e também encomendado pelo e-mail do autor: igor.lopes@agenciaincomparaveis.com ou através das redes sociais deste jornalista: @ÍgorLopes. A obra é enviada para todos os países.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…