Notícias
RoboCup 2022: Portugal vence a maior competição de Robótica do Mundo
A equipe do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto (LIACC/U.Porto), sediado na Faculdade de Engenharia (FEUP), e pelo Instituto de Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA/UAveiro), foi a campeã do mundo no RoboCup 2022, a competição de robótica que decorreu em Banguecoque, na Tailândia, entre os dias 13 e 17 de julho.
A histórica vitória foi alcançada na liga de Simulação 3D, após o triunfo por 6-1 frente à equipe alemã magmaOffenburg, depois da equipa FC Portugal ter estado duas vezes em terceiro lugar – em 2016 e 2018 – na competição.
A prestação dos robôs portugueses na competição permitiu ainda interromper um ciclo vitorioso dos EUA que durava há vários anos: 84 gols e só 2 sofridos, numa prova em que participaram 10 equipes provenientes da Alemanha, Brasil, China, EUA, França e Índia.
O RoboCup é a mais importante competição mundial de robôs e tem como objetivo principal promover a investigação e desenvolvimento em Robótica e em Inteligência Artificial. O desafio é que universidades de todo o mundo possam testar os seus limites a partir de uma competição de futebol robótico com robôs domésticos e industriais ou então simulando missões de socorro e salvamento sempre com robôs.
O RoboCup teve a sua estreia em 1997 em Nagoia, Japão, e acontece anualmente em vários países e continentes. No caso do futebol robótico, o grande objetivo é que em 2050 exista uma equipa de robôs humanoides que possa defrontar a seleção campeã do mundo de futebol desse ano.
Além das competições, o RoboCup inclui ainda uma conferência científica designada RoboCup Symposium, que este ano contou com a organização de Nuno Lau, Professor da Universidade de Aveiro, e um dos membros da equipe portuguesa.
A próxima edição do RoboCup vai decorrer em Bordéus, França, em julho de 2023, potenciando assim uma participação de equipas portuguesas muito mais numerosa.
A participação portuguesa
A equipe FC Portugal é um projeto conjunto das universidades do Porto e Aveiro, que usa as competições de futebol robótico do RoboCup para desenvolver investigação em Coordenação de Equipas de Robôs e Aprendizagem Computacional para Robôs e Equipas de Robôs. A equipa, este ano, foi composta por Miguel Abreu (estudante do Programa Doutoral em Engenharia Informática da FEUP e investigador do LIACC), Nuno Lau (Universidade de Aveiro/IEETA) e Luís Paulo Reis (FEUP/LIACC), embora outros estudantes das Universidades do Porto e Aveiro tenham também colaborado no seu desenvolvimento.
FC Portugal é baseada em comportamentos desenvolvidos usando inteligência artificial, nomeadamente aprendizagem por reforço e usa técnicas multiagente para a coordenação da equipe. A segurança e robustez do jogo é potenciado por uma movimentação em campo rápida e omnidirecional (os robôs humanoides podem andar em todas as direções) e por uma manipulação de bola de excelente qualidade (drible e chuto) que surpreendeu todas as equipes.
Esta foi a primeira vitória de uma equipa portuguesa numa competição principal do RoboCup desde a vitória da equipa CAMBADA, da Universidade de Aveiro, em 2008, na Liga de Robôs Médios, segundo a FEUP.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…