Notícias
Universidade de Coimbra firma parceria para lançar Cátedra sobre o Brasil
A Universidade de Coimbra e a fundação estatal brasileira Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) celebraram, neste mês, uma Carta de Intenção, para a criação de uma Cátedra sobre o Brasil na UC. A iniciativa pretende intensificar a cooperação acadêmica de alto nível entre ambos os países, devendo os termos concretos da Cátedra ser estabelecidos futuramente.
No documento, a Fundação e a instituição portuguesa declararam a intenção de criar programas de cooperação para promover o intercâmbio de pesquisadores e estudantes. Entre os objetivos estão ampliar a produção científica conjunta entre Brasil e Portugal e estimular a alta formação de recursos humanos.
O programa de cátedra a ser estabelecido será acompanhado de uma bolsa de pós-doutorado e uma de doutorado-sanduíche, para possibilitar a coordenação de uma formação robusta de cientista de instituição brasileira em Portugal. No Brasil, haverá professor visitante da universidade portuguesa com bolsa.
Assinaram a carta Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, e Amílcar Falcão, reitor da UC. O documento é o ponto de partida para firmar acordo de cooperação com regras para futuros editais. Também participou do encontro João Nuno Calvão da Silva, vice-reitor para as Relações Externas e Alumni da UC.
“A Universidade de Coimbra faz parte da história do Brasil como os estudantes docentes e investigadores brasileiros fazem parte da história da UC: é uma relação centenária que faz todo o sentido continuar a estimular. O principio de acordo para o lançamento deste cátedra, particularmente simbólico por ser assinado no ano em que se celebra o bicentenário da independência do Brasil, vem contribuir precisamente para essa constante aproximação”, declara o Reitor da UC, Amílcar Falcão.
A Universidade de Coimbra está umbilicalmente ligada à história do Brasil: na instituição conimbricense estudou uma grande maioria das elites que estiveram envolvidas declaração da independência do país e ainda hoje, passados 200 anos, estuda uma comunidade brasileira de mais de 2500 alunos e alunas, segundo a UC.
Acordo com Judiciário
Ainda, possibilidades de cooperação futura entre a Universidade de Coimbra e as instituições do poder judiciário brasileiro foram abordadas recentemente.
Um grupo de altos magistrados do Brasil visitou no último dia 06 a UC, tendo reunido com o Reitor, Amílcar Falcão, e com o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.
A comitiva, integrando os Ministros do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes e André de Mendonça, o Ministro do Superior Tribunal de Justica, Mauro Campbell, e o Desembargador Elton Leme, esteve em Coimbra para participar no Seminário de Verão “O Direito e o Mar – 500 anos de Circum-Navegação”, promovido pela Associação de Estudos Europeus de Coimbra da Faculdade de Direito da UC.
Na reunião, na Reitoria da UC, foram abordadas possibilidades de cooperação futura entre a Universidade de Coimbra e as instituições do poder judiciário brasileiro.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…