Notícias
Maria João e músicos brasileiros celebram Bicentenário da Independência em Coimbra
Para marcar as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra promove um concerto com a prestigiada cantora Maria João e um grupo de renomados músicos brasileiros radicados em Portugal, no dia 06 de setembro, pelas 22h00, na Praça 8 de Maio.
O espetáculo inédito marca o arranque de um novo ciclo regular de programação cultural, intitulado “Saudades do Brasil em Coimbra”, que pretende celebrar, agregar, aprofundar e reinventar as ligações e cumplicidades criativas e artísticas entre Coimbra e o Brasil.
As portuguesas Maria João (voz) e Sandra Martins (violoncelo/clarinete), o angolano Ruca Rebordão (bateria/percussão) e os brasileiros Fred Martins (voz e violão), Luanda Cozetti (voz), Norton Daiello (baixo) e Eli MacFerry (voz e guitarra) – este último natural de São Paulo e sediado em Coimbra há quatro anos e meio – atuam na Baixa de Coimbra nessa terça-feira, a partir de um repto lançado a este universo de reconhecidos músicos pela Divisão de Cultura e Promoção Turística (DCPT) da CM de Coimbra.
O espetáculo insere-se nas comemorações oficiais do Bicentenário da Independência do Brasil e reúne, assim, “músicos portugueses e brasileiros de referência em Portugal, que se juntam em Coimbra para revisitar temas incontornáveis do cancioneiro brasileiro, num diálogo artístico e cultural que se espera cúmplice, inspirador e marcante” informa a câmara.
A proposta pretende ainda continuar a contribuir para uma crescente dinamização cultural, com um cariz diferenciador, da Baixa de Coimbra – objetivo estratégico do atual Executivo da autarquia –, apoiando e promovendo, numa lógica de regularidade e continuidade, o comércio local através da captação de públicos e do aumento dos fluxos e espaços de circulação ao longo do ano.
Músicos
A cantora Maria João é uma das mais singulares e criativas vozes portuguesas (do jazz à bossa nova, do blues à world music, da improvisação ao canto étnico), dotada de uma versatilidade que atravessa inúmeras geografias, estilos e imaginários.
Ao seu lado vão estar nomes cimeiros como Fred Martins, Luanda Cozetti e Norton Daiello (estes dois últimos integram o projeto ‘Couple Coffee’), que vivem em Portugal e têm sido incontornáveis embaixadores da música brasileira e da lusofonia. Sandra Martins, Ruca Rebordão e Eli MacFerry completam o elenco de luxo, coletivo que prima pelo talento e pela diversidade.
Orquestra
Para além deste concerto, de entrada livre (com uma duração aproximada de 80 minutos), o Convento de São Francisco apresenta, no dia 09 de setembro (domingo), pelas 19h00, um espetáculo com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (Brasil), também no âmbito da celebração dos 200 anos da independência brasileira.
Diversos outros eventos, dinamizados por instituições públicas e entidades associativas, irão marcar esta efeméride em Coimbra ao longo deste período, passando pelas áreas do teatro, música e artes visuais.
Mais informações serão divulgadas pela Divisão de Cultura e Promoção Turística da Câmara Municipal, informações email dct@cm-coimbra.pt ou do telefone 239 702 630.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…