Notícias
Realizada sessão solene conjunta da Academia Brasileira de Letras com a Academia das Ciências de Lisboa
Em comemoração ao Bicentenário da Independência, a Academia Brasileira de Letras realizou uma sessão conjunta com a Academia das Ciências de Lisboa nessa quinta-feira, dia 22. A sessão foi realizada no Salão Nobre da Instituição e o público acompanhou ao vivo pelo site da ABL.
A programação incluiu uma abertura que ficou a cargo do Presidente da Academia das Ciências de Lisboa, José Luis Cardoso, e do Vice-Presidente, Carlos Salema.
O Acadêmico José Murilo de Carvalho abordou “Os povos na independência”. Na sequência, o Acadêmico Arno Wehling falou sobre “Os projetos constitucionais na época da independência: análise comparativa”.
As relembranças de comemorações do 7 de Setembro foi o tema da conferência do historiador Caio Boschi. A historiadora Laura de Mello e Souza e o jurista Guilherme d’Oliveira Martins complementam com os comentários. Finalizando o evento, foi realizado um debate.
A Academia Brasileira de Letras promove o 6º Ciclo de Conferências do ano que presta uma homenagem ao bicentenário do Brasil. O ciclo “200 anos de Brasil na ABL”, com a coordenação geral do Acadêmico José Murilo de Carvalho, conta no total com cinco palestras gratuitas, sempre às quintas-feiras do mês, a última acontece dia 29, na Sala José de Alencar.
O ciclo teve início no dia 1º de setembro com a palestra “De Napoleão a Putin: o Brasil num mundo de acelerada transformação”, proferida pelo embaixador Rubens Ricupero. No dia 8 de setembro, o Acadêmico Antonio Carlos Secchin abordou a “Dependência ou morte: Polêmicas literárias entre o Brasil e Portugal, da Independência à atualidade”. No dia 15 de setembro, o Acadêmico Domício Proença Filho falou da língua portuguesa e a independência do Brasil. “Na terceira margem: o povo na independência” foi o tema da palestra ministrada pelo professor Sérgio Abranches no dia 22 de setembro.
Economia
A ABL encerra o 6º Ciclo de Conferências dia 29 de setembro, com o Acadêmico Edmar Lisboa Bacha que abordará as origens e o futuro da economia na palestra “Que PIB é este? Por uma releitura da economia brasileira nos séculos XIX e XX”.
Para se inscrever na conferência, é necessário acessar um link que será disponibilizado no site da ABL semanalmente. Também é possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo Portal da ABL ou pelo YouTube.
Edmar Lisboa Bacha é o sexto ocupante da Cadeira nº 40. Foi eleito em 3 de novembro de 2016, na sucessão de Evaristo de Moraes Filho, e recebido em 7 de abril de 2017 pelo Acadêmico Fernando Henrique Cardoso. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1960-1963) e especializou-se em Economia no Centro de Aperfeiçoamento de Economistas da Fundação Getúlio Vargas (1964) e, depois disso, somou à sua formação acadêmica inicial os títulos de mestre (1964-1966) e doutor em Economia (1964-1968), pela Universidade de Yale (Estados Unidos).
Esteve à frente de relevantes cargos, como de assessor especial do Ministro da Fazenda, quanto da implantação do Plano Real (1993-1994); e presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (janeiro a dezembro de 1995).
SERVIÇO
Local: Sala José de Alencar Horário: 17h30 Endereço: Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…