Notícias
- Home
- Associados
- Governo “ouvindo” propostas do Visto Gold [RA Brasil]
Governo “ouvindo” propostas do Visto Gold [RA Brasil]

A Ministra da Habitação de Portugal, Marina Gonçalves, considera que, com a proposta do governo em discussão no parlamento, esta é uma fase “de ouvir todas as propostas”.
A Ministra ressalta, no entanto, que mais de 90% dos investimentos em visto dourado são em imóveis, o que acaba tendo um efeito indireto no mercado imobiliário, “porque obviamente aumenta o custo da habitação”, conforme afirmado no relatório que mediu o impacto desses vistos de residência.
“Com isso, não queremos desencorajar o investimento no país, pelo contrário, já temos uma política geral de vistos, um regime geral de concessão de vistos que também se baseia em investimento”, explica a ministra, lembrando que essa é uma discussão que está ocorrendo em toda a Europa.
Em relação a medidas como a tomada pelo Canadá (que impediu a venda de casas para não residentes) e o impacto que a atração de nômades digitais também está tendo nos preços das moradias, Marina Gonçalves admite que isso terá algum impacto indireto, mas “não tem dimensão”.
“[O impacto dos nômades digitais] não tem uma dimensão em si, visto individualmente, uma dimensão indireta no preço da habitação”, diz ela, considerando que, com isso, não significa que “esse debate não deva ser realizado no futuro”.
Ainda é possível investir no Visto Gold Portugal? A resposta é sim!
No dia 14 de abril, a proposta final foi anunciada ao público, afirmando que não haverá efeito retroativo para as solicitações que já foram enviadas e que novas solicitações continuarão a ser aceitas até que a nova lei entre oficialmente em vigor. Para que isso aconteça, o novo projeto de lei será submetido ao parlamento para aprovação e a ratificação deverá ser feita pelo Presidente, um processo que levará pelo menos 45 dias para ser concluído.
Antes de ser encerrado, o programa Visto Gold de Portugal foi um dos programas de residência por investimento mais bem-sucedidos da Europa, atraindo mais de 6,6 bilhões de euros em receita de investimentos e emitindo mais de 11.600 autorizações para candidatos primários em uma década.
A redação final do projeto de lei “Mais Habitação” parece mostrar que o governo cedeu em alguns pontos da retórica original, o que pode contribuir de alguma forma para apaziguar os críticos e as partes interessadas.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Acompanhe na CNN a nova coluna de José Manuel Diogo [Vogue Homes]
A partir de agora, todos sábados, quando acordares, terás na…
Cidadania Portuguesa para Investidores: Transformando seu Investimento em um Passaporte Português [Start! Be Global]
Obter a cidadania portuguesa por meio do investimento é uma…
Bison Bank reconhecido como Great Place to Work [Bison Bank]
O Bison Bank foi distinguido com a certificação Great Place…
Financiamento Imobiliário em Portugal: Adquira seu Imóvel sem sair de casa [LCM International Realty]
Está pensando em adquirir um imóvel financiado em Portugal, mas…
Mudança na Liderança da Teleperformance no Brasil [Teleperformance Brasil]
A TP no Brasil, subsidiária da líder global em serviços…
TAP. Portugal voando há 80 anos [Tap Air Portugal]
Há 80 anos, descolámos pela primeira vez, levando Portugal mais…
Alinhe seus talentos e aumente seu impacto em 2025! [Virgínia Haag]
O ano já começou de verdade, e agora é o…
O Luxo do Tempo: Como A The Life Curators Transforma o Seu Tempo em Valor Real [The Life Curators]
Em um mundo cada vez mais acelerado, a verdadeira medida…
Asset Location [Lifetime Investimentos]
Uma das perguntas mais comuns entre os investidores é: em…
Converse com Tiago Prandi: Um Café Online para Investidores Imobiliários [Conexão Europa Imóveis]
A maioria dos investidores que querem comprar um imóvel para…
A entrega do produto é responsabilidade do fabricante ou comerciante? A importância dos contratos nas relações de consumo [KR Law]
A não entrega de um produto pode gerar grande frustração…
A Transformação Digital na Saúde, Educação e Segurança: O Papel da Tecnologia na Construção de Ambientes Inteligentes [Teltex]
A digitalização dos serviços essenciais tornou-se uma realidade inevitável. Saúde,…