Notícias
- Home
- Associados
- Alterações na Lei da Nacionalidade Portuguesa: Sefarditas, Filiação na Maioridade e Contagem de Prazo de Residência [Soul Home Portugal]
Alterações na Lei da Nacionalidade Portuguesa: Sefarditas, Filiação na Maioridade e Contagem de Prazo de Residência [Soul Home Portugal]
O Parlamento português aprovou na última sexta-feira, 5/1/2024, alterações à Lei da Nacionalidade, trazendo inovações de interesse para pessoas que tenham processos de nacionalidade portuguesa em curso, ou que pretendam iniciar seus processos de nacionalidade.
Das alterações aprovadas, destacamos as seguintes:
1. Descendentes de judeus sefarditas portugueses: além da ligação à comunidade sefardita de origem portuguesa com base na descendência, a lei passa a exigir dos interessados que tenham residido legalmente em território português pelo período de pelo menos três anos, seguidos ou interpolados.
Além disso, a certificação de ancestralidade, normalmente feita por uma Comunidade Israelita sediada em Portugal, passa a ser sujeita a homologação por uma comissão de avaliação composta por representantes do governo, pesquisadores ou docentes em instituições de ensino superior em estudos sefarditas e representantes de comunidades judaicas sediadas em Portugal.
Processos pendentes: nos casos dos requerimentos de nacionalidade por descendentes de sefarditas apresentados entre 1/9/2022 e a entrada em vigor da presente alteração, os requerentes deverão apresentar, além do certificado de ancestralidade sefardita, comprovação de titularidade de herança de imóveis ou de participação societária em Portugal; viagens regulares a Portugal ao longo da vida; ou titularidade de autorização de residência há mais de um ano.
2. Estabelecimento da filiação da menoridade ou na maioridade: passa a ser possível a atribuição da nacionalidade portuguesa originária aos descendentes de portugueses que tiveram a filiação estabelecida na maioridade, desde que o estabelecimento da filiação seja reconhecido judicialmente.
3. Contagem de prazos de residência legal: nos processos de nacionalidade, passa a ser contabilizado o tempo decorrido desde o momento em que foi requerido o título de residência temporária, desde que este venha a ser deferido.
Essas alterações devem entrar em vigor em breve, se e quando o texto final aprovado pelo Parlamento for sancionado pelo Presidente da República.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Transforme sua Liderança com Tendências do Futuro [Virginia Haag]
Neste vídeo, Virgínia Haag explora uma das tendências mais importantes…
Black FLYday da TAP Air Portugal [Tap Air Portugal]
A Black FLYday da TAP chegou, com preços tão baixos…
“Só concordamos com a compra quando encontramos o imóvel perfeito”, diz Tiago Prandi [Conexão Europa Imóveis]
O empresário Tiago Prandi chegou em Portugal há 19 anos…
AURIOS: Redescubra o luxo e a exclusividade às margens do Douro [Castaño Martorani Real Estate]
O Aurios continua sendo um dos empreendimentos mais exclusivos do…
Desenvolva uma Liderança para o Futuro [Virginia Haag]
Começando com uma série de vídeos sobre a Liderança do…
Governança e responsabilidade socioambiental para um futuro sustentável [Reis Advogados]
A preocupação com o meio ambiente, o compromisso com a…
Iluminação Pública LED: A Chave para a Eficiência Energética nas Cidades [Teltex]
A eficiência energética tem se tornado um dos principais focos…
Devo registrar no Brasil o meu casamento celebrado no exterior? [MAA – Advogados]
Dado que, no Brasil, é considerado válido o casamento contraído…
Processo de Cidadania Portuguesa: Novo sistema IRN [Start! Be Global]
Com a recente mudança na plataforma do Instituto de Registos…
Descubra Oportunidades com a Lifetime Investimentos [Lifetime Investimentos]
Você sabia que, mesmo diante das incertezas que permeiam os…
Jovens lideram Mercado Imobiliário: nova regra de crédito à habitação impulsiona aquisição do primeiro imóvel [Castaño Martorani Real Estate]
Notícias You are here: Home Jovens lideram o Mercado Imobiliário…
Ver o primeiro dentinho do seu filho começando a ficar mole é um marco importante e emocionante! Mas o que fazer nessa situação? [Clínica Família Renovare]
Acompanhar de perto o desenvolvimento do sorriso do seu filho…