Notícias
- Home
- Associados
- Simples Nacional na Reforma Tributária: como fica e quais são as propostas? [KR Law]
Simples Nacional na Reforma Tributária: como fica e quais são as propostas? [KR Law]

A Reforma Tributária, aprovada em dezembro de 2023, trará algumas alterações às empresas optantes pelo Simples Nacional. Mas fique “tranquilo(a)”, pois este regime de tributação segue sendo unificado e, teoricamente, mais benéfico, preservando as políticas de tratamento especial e favorecido para pequenas e microempresas optantes pelo SIMPLES Nacional (art. 146 da CF). Abaixo abordaremos as principais mudanças.
Os tributos ICMS, ISS, PIS e COFINS, atualmente recolhidos via DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), serão substituídos pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e pela CBS (Contribuição Sobre Bens Serviços), que possuem a mesma base de cálculo, e também continuarão a ser recolhidos através da mesma guia DAS.
As empresas enquadradas no SIMPLES passarão a ter as seguintes opções:
Manter a mesma regra de apuração tributária do SIMPLES, apenas substituindo o PIS, a COFINS, o IPI, o ICMS e o ISS pela CBS e pelo IBS; ou
Apurar e recolher a CBS e o IBS pelo regime próprio de apuração, podendo apropriar e transferir os créditos destes tributos integralmente, mas mantendo a sistemática de apuração do SIMPLES para os demais tributos (IRPJ, CSLL e CPP – Contribuição Previdenciária).
Como visto, a Reforma Tributária implementa duas principais alterações significativas nas regras de crédito tributário para empresas optantes pelo Simples Nacional, que atualmente não se apropriam e também não transferem créditos.
A primeira alteração relacionada aos créditos, é que as empresas do Simples Nacional poderão creditar-se da CBS e do IBS quando da aquisição de produtos e serviços, caso optem por excluir tais tributos da regra de apuração do SIMPLES.
A segunda alteração relacionada aos créditos, é que quando uma empresa optante pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Real adquirir produtos ou serviços de uma empresa optante pelo Simples Nacional, ela poderá tomar créditos de IBS e CBS, que serão utilizados para “pagamento” dos tributos devidos pela empresa compradora. Destacamos que o valor dos créditos que a empresa compradora poderá utilizar estará limitado ao montante de impostos (IBS e CBS) que a empresa vendedora, optante pelo Simples, efetivamente pagou.
Além das mudanças relacionadas à compensação, uma alteração muito positiva para as empresas do SIMPLES é a desnecessidade de recolhimento de tributos sujeitos à substituição tributária ou ao regime monofásico, exigência que atualmente é responsável por inúmeros erros pelos contribuintes e autuações pelo fisco, além do aumento do custo operacional das empresas.
Considerando que no Brasil mais de 95% das pessoas jurídicas são optantes pelo SIMPLES (superando o número de 19 milhões de pequenos e médios negócios), estas alterações são de vital importância para as empresas optantes pelo SIMPLES e para as demais empresas, que deverão se atentar à possibilidade ou não de tomada de créditos tributários quando da negociação comercial.
É importante mencionar que, até a promulgação da legislação referente à reforma tributária, as informações acima são baseadas em projetos legislativos e poderão sofrer alterações neste processo.
Acompanhem o KR Law para mais informações sobre sobre questões tributárias e trabalhistas.
André Pinguer Kalonki, Igor de Meneses Silva e Helen Oliveira, da equipe tributária do KR Law.
Fonte: Assessoria
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Acompanhe na CNN a nova coluna de José Manuel Diogo [Vogue Homes]
A partir de agora, todos sábados, quando acordares, terás na…
Cidadania Portuguesa para Investidores: Transformando seu Investimento em um Passaporte Português [Start! Be Global]
Obter a cidadania portuguesa por meio do investimento é uma…
Bison Bank reconhecido como Great Place to Work [Bison Bank]
O Bison Bank foi distinguido com a certificação Great Place…
Financiamento Imobiliário em Portugal: Adquira seu Imóvel sem sair de casa [LCM International Realty]
Está pensando em adquirir um imóvel financiado em Portugal, mas…
Mudança na Liderança da Teleperformance no Brasil [Teleperformance Brasil]
A TP no Brasil, subsidiária da líder global em serviços…
TAP. Portugal voando há 80 anos [Tap Air Portugal]
Há 80 anos, descolámos pela primeira vez, levando Portugal mais…
Alinhe seus talentos e aumente seu impacto em 2025! [Virgínia Haag]
O ano já começou de verdade, e agora é o…
O Luxo do Tempo: Como A The Life Curators Transforma o Seu Tempo em Valor Real [The Life Curators]
Em um mundo cada vez mais acelerado, a verdadeira medida…
Asset Location [Lifetime Investimentos]
Uma das perguntas mais comuns entre os investidores é: em…
Converse com Tiago Prandi: Um Café Online para Investidores Imobiliários [Conexão Europa Imóveis]
A maioria dos investidores que querem comprar um imóvel para…
A entrega do produto é responsabilidade do fabricante ou comerciante? A importância dos contratos nas relações de consumo [KR Law]
A não entrega de um produto pode gerar grande frustração…
A Transformação Digital na Saúde, Educação e Segurança: O Papel da Tecnologia na Construção de Ambientes Inteligentes [Teltex]
A digitalização dos serviços essenciais tornou-se uma realidade inevitável. Saúde,…