Due diligence de terceiros – como mostrar a importância desta prática com baixos custos? [EthQuo Compliance e Tecnologia]

Os relacionamentos com terceiros são da essência do ambiente corporativo.  Não há organização que conduza negócios ou interações institucionais sem a presença de terceiros – fornecedores, clientes, prestadores de serviços, parceiros comerciais, patrocinados/patrocinadores, governos, dentre outros.  Esses terceiros podem ter vivenciado ou estar vivenciando problemas reputacionais, financeiros, regulatórios ou legais, capazes de impactar negativamente outras organizações, tanto aquelas com as quais mantêm contato direto, como outras, com conexões mais distantes na cadeia de valor.

Há vários exemplos no mundo corporativo a comprovar que situações como uso de mão-de-obra escrava, casos de corrupção, abuso econômico, infrações ambientais, fraudes financeiras, dentre outras, dificilmente ficam restritas à empresa diretamente envolvida com o problema e podem, portanto, contaminar significativamente um largo espectro de organizações em um segmento econômico.

A diligência de integridade de terceiros reúne um conjunto de ações que possibilitam à organização identificar e qualificar os problemas associados aos terceiros, definir um conjunto de respostas preventivas ou mitigatórias ajustado aos riscos observados e, com isso reduzir a sua exposição a perdas e danos.  A implementação de um subsistema de governança que comporte uma estrutura robusta de processos e pessoas dedicadas às práticas de due diligence de terceiros é, portanto, de fundamental importância para qualquer organização, mas, como todo projeto corporativo, pode encontrar limitações orçamentárias e, até, de ordem cultural.

A boa notícia é que o mercado oferece soluções tecnológicas que podem amenizar as constrições orçamentárias tipicamente opostas a um projeto com este propósito.  A má notícia é que, não raro, a cultura organizacional oferece resistência às informações oriundas de uma prática de diligência de integridade de terceiros, posto que podem ser interpretadas como um obstáculo aos negócios.

Treinamento e incorporação de metas de compliance nos critérios de avaliação de performance são as medidas classicamente adotadas para impulsionar a absorção das práticas de diligência de terceiros pelos públicos internos de uma organização.  E a estas pode-se acrescentar uma implementação gradual dessas práticas, começando com processos simples, que permitam às pessoas da organização gradualmente incorporar conceitos e compreender a importância de dar mais profundidade aos processos existentes, ao longo do tempo.  A implementação gradativa tem se mostrado muito mais efetiva, de um ponto de vista de cultura organizacional, do que outros modelos de projeto.

Sobre o tema, nossa experiência na interação com o ambiente corporativo tem nos revelado que é relativamente baixo o nível médio de conhecimento a respeito das atividades de pesquisa de informações públicas sobre terceiros (normalmente referido como background check ou KYC – Know Your Customer: uma parte central no processo de diligência de integridade), bem como sua utilidade para identificar riscos.  E isso se dá porque, para o público corporativo em geral, não é fácil tangibilizar o que significa fazer uma pesquisa de background check e o que o seu conteúdo comporta.

A EthQuo decidiu reagir a este estado de fato.  Com o objetivo de quebrar a barreira de conhecimento acerca dos processos de due diligence de terceiros, decidimos oferecer ao público em geral a possibilidade, inteiramente gratuita, de solicitar uma pesquisa simplificada de informações que normalmente são buscadas em uma prática de background check ou KYC.

As Pesquisas gratuitas são oferecidas pela EthQuo com o duplo propósito de divulgar a importância da diligência de integridade de terceiros, como prática de excelência na gestão de riscos, e de dar mais agilidade ao público em geral, no acesso e compreensão de certas informações públicas.  Com isto, pretendemos aumentar a visibilidade dos benefícios que as práticas de governança podem proporcionar para o ambiente de negócios, amplificando a sua utilização pelos diversos agentes do mercado, e fornecendo um conteúdo de pesquisa que possa servir como primeiro passo das organizações que estejam buscando robustecer seus processos de due diligence de terceiros, tangibilizando o se conteúdo aos públicos internos.

Esta é uma forma de contribuirmos para um ambiente de negócios cada vez mais ético, retornando valor à sociedade.  E esperamos que seja de utilidade para sua organização.

Desejando dar acesso ao “Dossiê Free” da EthQuo para seus colaboradores, encontre o link em nossa página na internet: https://ethquo.com.br/.  E boa experiência!