Notícias

You are here:

A importância da gestão patrimonial e sucessória nas empresas familiares [Maria Amélia Araújo Advogados]

O planejamento patrimonial e sucessório é importantíssimo para garantir a continuidade dos negócios e a distribuição igualitária do acervo entre os herdeiros, de acordo com o interesse de cada um na administração do patrimônio, assim driblando intermináveis discussões judiciais que podem até mesmo estagnar e/ou inviabilizar o crescimento da empresa.

 

Há instrumentos jurídicos importantes para apartar os bens pessoais dos ativos empresariais para evitar conflitos de interesses e proteger o patrimônio na hipótese de dificuldades financeiras ou sucessórias. São soluções customizadas a cada situação e realidade de cada família e de suas empresas.

 

Mas não só de planejamento sucessório se trata a estruturação da gestão patrimonial em uma família empresária. A governança familiar deverá também estar delineada em diversos outros pilares, também personalizados e integrados, desenvolvidos por equipes multidisciplinares e para implementação de modelos formais de governança corporativa, com protocolos escritos (por exemplo, acordo de acionistas, conselhos consultivos e comitê de investimentos), efetivação de estrutura centralizada para administração de ativos financeiros, planejamento de investimentos, gestão de riscos, planejamento tributário, contabilidade, dentre outros tantos.

 

 

A profissionalização da gestão é que permite maximizar o desempenho empresarial, além de proteger o acervo familiar, para que seu legado possa atravessar gerações sem perder sua substância.  

Notícias relacionadas