Notícias

You are here:

Portugal e Brasil assinam acordos de cooperação nas áreas dos museus, língua e artes

Fonte: Mundo Lusíada

 

Os ministérios da Cultura de Portugal e do Brasil assinaram hoje acordos de cooperação nas áreas dos museus, da língua portuguesa e das artes, durante a 14.ª Cimeira Luso-Brasileira, a decorrer em Brasília.

 

Durante a Cimeira Brasil-Portugal são assinados “três acordos de cooperação” pelas titulares da pasta da Cultura dos dois países – Margareth Menezes, ministra brasileira da Cultura, e Dalila Rodrigues, de Portugal -, que se traduzem em “memorandos de entendimento” entre a Museus e Monumentos de Portugal e o Instituto Brasileiro de Museus, a Fundação Biblioteca Nacional do Brasil e a Biblioteca Nacional de Portugal e, um terceiro, relativo ao Intercâmbio Artístico entre os dois países.

 

O primeiro estabelece bases de cooperação entre a Museus e Monumentos de Portugal e o Instituto Brasileiro de Museus, acreditando aquelas entidades que “este instrumento será de grande valia para promover um quadro geral e um mecanismo flexível para explorar, desenvolver e aprofundar atividades cooperativas e colaborativas na área de museus e instituições de memória, de modo a promover a pesquisa, a formação de profissionais e o intercâmbio de experiências, conhecimento, boas práticas e exposições de bens culturais”.

 

O segundo memorando de entendimento, que estabelece as bases de cooperação entre a Fundação Biblioteca Nacional Do Brasil e a Biblioteca Nacional de Portugal, visa “fortalecer a cooperação em áreas de interesse mútuo, como digitalização de acervos, intercâmbio técnico e promoção da cultura e literatura em língua portuguesa”.

 

“A iniciativa vai contribuir com o  fortalecimento das relações institucionais entre as bibliotecas nacionais dos dois países,  maior acessibilidade ao património documental e bibliográfico, beneficiando investigadores e o público em geral e ampliação da cooperação internacional no campo da preservação e difusão do conhecimento”, adianta o ministério brasileiro.

 

O terceiro acordo hoje assinado visa o intercâmbio artístico, estabelecendo que se promova “um futuro programa de bolsas junto de fóruns de ação política e cultural de cada um dos seus Estados e de redes internacionais que têm organizações portuguesas e brasileiras como parceiras no domínio da internacionalização”.

 

A ideia é criar um programa de intercambio “que seja ágil, tenha uma operacionalização regular e veicule a troca de experiências técnicas e colaborativas entre especialistas”, promovendo assim “a mobilidade, o intercâmbio artístico e a internacionalização por via da atribuição de bolsas de aperfeiçoamento artístico”.

 

Os governos de Portugal e do Brasil assinaram hoje 19 acordos bilaterais na 14.ª Cimeira Luso-Brasileira, em Brasília, em áreas como combate ao crime e terrorismo, informação classificada, tecnologias digitais, clima e turismo.

 

Foram também assinados instrumentos de cooperação bilateral nos setores portuário e vinícola, no domínio da alimentação saudável e prevenção da obesidade, na área da cultura e museologia.

 

A cimeira realizou-se no Palácio do Planalto, onde o Presidente da República do Brasil, Lula da Silva, recebeu o primeiro-ministro, Luís Montenegro, com início pelas 10:00 locais (13:00 em Portugal continental). Seguiu-se a reunião plenária da cimeira, com reuniões setoriais paralelas, durante cerca de três horas.

 

Pela parte de Portugal, participaram na cimeira 11 dos 17 ministros do Governo PSD/CDS-PP, e pela parte do Brasil, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e mais 16 ministros, dois dos quais substitutos.

 

Também no final da tarde, acontece a abertura da exposição Fascinação, na Embaixada de Portugal, contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da ministra de Cultura portuguesa, Dalila Rodrigues e do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro e do ministro de Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

 

Na quinta (20), Margareth Menezes participa dos Diálogos Culturais Luso-brasileiros, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, a partir das 9h30. O evento tem como objetivo fomentar as políticas públicas culturais entre os países e fortalecer as relações na promoção da língua portuguesa.  

Notícias relacionadas