Notícias
Em visita a Newark, Secretária destaca “alma e força” da comunidade portuguesa
A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas destacou, no sábado, nas comemorações do Dia de Portugal, em Newark, Estados Unidos, a “alma e a força” dos emigrantes.
“O que me surpreende é a alma, a força, a portugalidade que emerge, de uma certa maneira, de todas estas pessoas que estão aqui”, disse Berta Nunes, aos órgãos de comunicação social.
A celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e a cerimônia do içar da bandeira, decorreu em frente à Câmara Municipal de Newark, na região metropolitana de Nova Iorque, com a presença de figuras proeminentes da comunidade luso-americana, que elogiaram, nas intervenções, “a boa reputação” dos portugueses, resultado de muitos anos de resiliência, coragem, determinação e empenho no trabalho.
“É de fato muito gratificante para uma secretária de Estado poder estar numa comunidade que celebra o Dia de Portugal de uma forma que em Portugal talvez não se celebre”, salientou.
Rodeada pelos representantes de diversos clubes e de grupos etnográficos portugueses, com bandeiras, fitas, emblemas e trajes tradicionais, Berta Nunes sublinhou, no seu discurso, que o encontro de gerações fez sobressair um espírito de comunidade louvável, num discurso em que esteve
A governante acrescentou que os portugueses radicados nos EUA “participam na construção do país e numa cultura de tolerância e da aceitação da diferença”.
“Ajudaram e continuam a ajudar Portugal a desenvolver-se, não só pelas remessas, não só pelo investimento que continuam a fazer (…), mas também porque trazem essa abertura cultural e essa tolerância que todos nós tanto precisamos nos dias de hoje”, destacou Berta Nunes, sobre os emigrantes portugueses.
A secretária de Estado iniciou a visita aos Estados Unidos nas cidades de Newark e Elizabeth e vai continuar a deslocação, até 11 de junho, nas comunidades luso-americanas nos estados de Rhode Island, Massachusetts, Connecticut, Nova Iorque e Florida.
Na cerimônia, o vereador da câmara de Newark e representante de East Ward, Augusto Amador, prestou homenagem, com um poema, ao povo que sempre deu provas de “determinação, resiliência e sacrifício”.
“Somos um moliceiro da Ria de Aveiro, somos a Marina de Lisboa. Somos um fado de Coimbra e a alegria minhota. Somos a serra Serrana e o silêncio de Trás os Montes. Somos açorianos de Gente Feliz Com Lágrimas, como João de Melo nos diz e somos os campinos do Ribatejo”, declamou.
Também Eliana Pintor Marin, membro da Assembleia Geral do estado de Nova Jérsia, destacou que a comunidade portuguesa “é forte” e apelou para que se mantenham tradições, língua, gastronomia e o “esforço de ser trabalhadores”.
“Nós, portugueses, somos mais conhecidos pelo nosso trabalho, por sermos honestos e sermos muito fiéis”, sublinhou ainda a congressista luso-americana, partilhando a expetativa de que a comunidade continue a crescer.
Questionada pelos jornalistas, Eliana Pintor Marin considerou que “os americanos estão a reconhecer mais e mais o que é Portugal” e “as pessoas continuam interessadas em aprender mais” sobre o país.
“É muito engraçado”, acrescentou ainda a luso-americana, que “todo o mundo sabe que Ironbound está a celebrar o Dia de Portugal”, referindo-se a uma zona de Newark conhecida pela grande comunidade portuguesa.
Comunidade
O xerife do condado de Essex, Nova Jérsia, nos Estados Unidos, o português Armando Fontoura, acredita que a Casa Branca venha a ser ocupada por pessoas de ascendência portuguesa, com a continuação do “trabalho árduo” da comunidade luso-americana.
“O nosso objetivo é obter a chave da Casa Branca e um dos nossos filhos vai obtê-la. Estou completamente, totalmente confiante de que vamos conseguir”, declarou Armando Fontoura, português emigrado para os EUA há mais de 60 anos e xerife há 20 do condado de Essex, integrado por 22 municípios.
“Vamos, porque o nosso povo é tido em alta estima e é muito respeitado”, continuou Armando Fontoura, na tarde de sábado, em celebração do Dia de Portugal frente à Câmara Municipal da cidade de Newark.
Amália
Um novo painel de azulejos na rua mais portuguesa de Newark é a homenagem da comunidade portuguesa a Amália Rodrigues para manter viva e difundir a memória da fadista.
O painel de azulejos, criado pelo artista plástico local Fernando Silva para assinalar o centenário do nascimento da Amália Rodrigues (1920–2020), foi inaugurado, no sábado, em Newark, com a presença da secretária Berta, o cônsul-geral de Portugal em Newark e representantes de grupos locais e clubes recreativos.
A responsável pela secção cultural ProVerbo do Sport Club Português, um clube recreativo também centenário de Newark, Glória Melo lembrou, em entrevista à Lusa, os tempos em que partilhou experiências na comunidade luso-americana com Amália Rodrigues.
“É muito importante, porque a Amália, no final da vida, vinha aqui muitas vezes e gostava muito da nossa comunidade”, disse Glória Melo sobre o painel de azulejos tradicionais.
O painel encontra-se numa esquina da avenida Portugal, em frente à igreja de Nossa Senhora de Fátima, numa zona de muitos restaurantes e comércio.
“Tínhamos os restaurantes onde se cantava fado e ela, quando já não cantava fado em Portugal, de vez em quando cantava aqui” continuou Glória Melo
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…