Notícias
Feira da Castanha regressa para “incentivar a economia local”
A Feira da Castanha Judia de Carrazedo Montenegro, no concelho de Valpaços, regressa entre 05 e 07 de novembro, após um ano de ausência, para “incentivar a economia local” e dar montra aos produtores.
“Este certame serve como uma montra dos produtos regionais e locais. Acreditamos que é uma forma de incentivar a economia local e alavancar os produtores do concelho”, realçou a vereadora da Câmara de Valpaços, no distrito de Vila Real, Teresa Pavão.
A vila de Carrazedo Montenegro acolhe a 24.ª edição da Feira da Castanha Judia após em 2020 esta não se ter realizado devido à pandemia de covid-19.
Para Teresa Pavão, o concelho tem “vivido momentos de verdadeira resiliência e aprendizagem” ao ter que se “adaptar e criar condições” durante a pandemia.
“É nestes momentos, de feira, que o trabalho de um ano deve mostrado, valorizado e reconhecido. Queremos que sirvam para dignificar a região, alavancar a economia e reconhecer e engrandecer o trabalho ao longo do ano”, apontou durante a conferência de imprensa de apresentação da feira.
A vereadora da autarquia de Valpaços lembrou também que a agricultura “não tem uma dimensão fácil” porque contam com “o certo e o incerto”, dando como exemplo as variações ao nível da produção de castanha.
O Pavilhão Rota da Castanha vai acolher 65 expositores, sendo que destes 50 são de produtores locais que terão vários produtos à venda como castanha, derivados da castanha e ainda o folar de Valpaços, azeite, vinhos, mel, compotas ou frutos secos.
“A nível regional e nacional os nossos agricultores têm do melhor para oferecer”, assegurou.
A Feira da Castanha Judia de Carrazedo Montenegro, organizada entre a autarquia de Valpaços, junta de freguesia local e Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso (EHTB), terá ainda atividades culturais como animação musical, desportivas, como caçada ao javali ou caminhada pelos soutos, e gastronômica.
Um dos momentos altos do certame será a abertura de um bolo de castanha com 600 quilos que será distribuído por todos os visitantes, acrescentou.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo Montenegro e Curros, António Costa, destacou a importância da feira para os produtores locais, mas apontou que ainda há “muito mais para fazer” com o ‘ouro’ daquela região.
“Desde iogurtes, compota de castanha, cerveja de castanha, pode fazer-se de tudo o que é bom com a castanha. Isto é um produto de qualidade”, frisou.
António Costa lançou o desafio aos produtores para que não pensem apenas em apanhar castanha e vender, mas que façam outro tipo de atividades econômicas com o fruto.
“Andamos em obra na zona industrial, onde vão ser criados 32 lotes e vai ser mais-valia para a nossa freguesia e concelho. Desafiava esses agricultores e comerciantes a aderirem e instalarem-se lá”, salientou.
Devido à pandemia de covid-19 a organização vai adequar o espaço às normas de Direção Geral de Saúde.
Teresa Pavão salientou que é esperada uma grande afluência de visitantes e que o principal cuidado será no local previsto para as atuações musicais ou de animação, numa tenda exterior ao pavilhão.
“Caso o tempo o permita, estas atividades serão realizadas totalmente ao ar livre para assegurar uma maior separação entre as pessoas”, frisou a vereadora da Câmara de Valpaços.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…