Notícias

You are here:

Lean E Kaizen Como Catalisadores Do Desempenho Operacional [HM Consultores]

No atual contexto empresarial, a consciencialização dos benefícios das práticas de metodologias lean e filosofias kaizen é cada vez mais uma realidade. No passado recente, apenas as maiores empresas tinham essas valências incorporadas e bem definidas, mesmo ao nível estratégico. Neste novo panorama são cada vez mais as empresas, mesmo as de menor dimensão, que começam a olhar para a melhoria contínua como um pilar fundamental no incremento do seu desempenho operacional. Não apenas através da incorporação da área da melhoria contínua nos departamentos da Qualidade, como até então era habitual, mas também com a criação de um departamento interno, bem definido, unicamente dedicado ao lean e a toda a sua envolvência.

Este conceito que teve origem e aplicabilidade, de um modo geral, no seio industrial, está completamente disseminado pelas mais diversas áreas. Com resultados bastante positivos e indicadores de que será um dos melhores caminhos estratégicos a seguir. Áreas como a da saúde, assim como a das autarquias, entre outras, que embora não sejam organizações produtivas de um bem transacionável, unicamente prestadoras de serviços, também têm recorrido a esta abordagem com resultados bastante inovadores. As organizações ficam, assim, dotadas de métodos, indicadores e recursos melhor e mais eficazmente geridos, resultando e conferindo um aumento notório da qualidade e rapidez do serviço prestado aos seus Clientes (pacientes, munícipes, etc.).

 

Uma Questão de Competitividade

Portugal é um país, comparativamente aos seus restantes parceiros europeus, unanimemente reconhecido pelo défice de competitividade. Na minha visão, esses problemas não são decorrentes da falta de tecnologia ou por falta de empenho e entrega da classe operária. Esses problemas são sim decorrentes da falta de eficácia e eficiência dos processos internos nas organizações. Nesse sentido, a Leanked afirma-se como um parceiro estratégico para as organizações na missão de otimizar os recursos disponíveis, desenvolvendo aquele que é o maior recurso das empresas, o Capital Humano, no sentido de o capitalizar através da sua formação, apostando no seu know-how, no seu empoderamento. Assim, as pessoas sentem-se parte integrante das organizações e trabalham de forma mais organizada, mais em grupo, com uma comunicação mais clara e explicita para todos, fazendo com que o a definição de objetivos seja mais fácil, bem como controlar o seu desempenho de uma forma mais natural e fluída, consequente da adoção de uma cultura de melhoria contínua

 

Leanked – Focus on Costumer True Value

A Leanked, já com 12 anos de plena atividade de consultoria operacional, possui um acervo de experiência e know-how que, quando combinados com o conhecimento em práticas e ferramentas avançadas de engenharia e gestão industrial, na qual se incluem o lean management e kaizen, possui capacidade e competência para apoiar a melhoria e a transformação operacional de qualquer tipo de organização, independentemente da sua dimensão ou setor de atuação. Desde a génese que temos vindo a apoiar organizações na jornada de transformação operacional, contribuído, assim, para as mesmas se tornarem mais eficientes, com índices de produtividade mais elevados, com alinhamento e sincronização dos recursos estritamente necessários à geração do valor a levar ao mercado.

É neste contexto que lançamos o desafio aos nossos Clientes e Parceiros, mais concretamente, de embarcar numa jornada de transformação operacional e cultural, em torno da melhoria contínua.

Rui Neves, Consultor Técnico Comercial

Fonte: Assessoria

Notícias Relacionadas