Notícias
Dois filmes portugueses de animação no festival de Annecy

Os filmes “Garrano” e “O homem do lixo”, produzidos pela cooperativa de cinema de animação BAP Studio, foram selecionados para a competição do Festival de Cinema de Annecy, em junho, em França, anunciou hoje a direção.
Ofestival revelou hoje parte da programação oficial, da qual fazem parte dois filmes portugueses da competição oficial: “Garrano”, de David Doutel e Vasco Sá, e “O homem do lixo”, de Laura Gonçalves.
O Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, considerado o mais relevante na área da produção de animação, decorrerá de 13 a 18 de junho.
Esta semana tinha já sido anunciado que aqueles dois filmes portugueses produzidos do BAP Studio também foram selecionados para o Festival de Cinema de Animação de Zagreb, a realizar igualmente em junho, na Croácia.
“O homem do lixo” é o mais recente filme escrito e realizado em nome próprio por Laura Gonçalves, depois de em 2017 ter coassinado a curta “Água mole”, com Alexandra Ramires.
O filme é sobre recordações e memórias, a partir da história de vida “do tio Botão”, que trabalhou emigrado em França como homem do lixo, lê-se na sinopse.
“Garrano” volta a juntar os realizadores e produtores Vasco Sá e David Doutel, numa ficção sobre um rapaz que é pago para atear um fogo num pinhal.
Os dois realizadores já partilharam a experiência da realização de cinema de animação em outras três curtas-metragens: “O sapateiro” (2011), “Fuligem” (2014) e “Agouro” (2018).
“O homem do lixo” e “Garrano” são duas das mais recentes produções da BAP Studio, uma cooperativa dedicada ao cinema de animação, no Porto, com uma década de existência e que se autonomizou a partir da produtora Bando à Parte, de Rodrigo Areias.
Entre os filmes já produzidos, e premiados internacionalmente, estão “Elo” (2020), de Alexandra Ramires, “Purpleboy” (2019), de Alexandre Siqueira, e “Das gavetas nascem sons”, de Vitor Hugo Rocha.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Amanhã: novo episódio do podcast da Câmara!
A Câmara Portuguesa de São Paulo agora tem um podcast!…
Descubra o novo marco da arte e da sustentabilidade [Casa de Portugal]
A Casa de Portugal e a Câmara Portuguesa de São…
Museu da Língua Portuguesa (São Paulo) e Casa da América Latina (Lisboa) promovem II Diálogos Culturais Luso-Brasileiros com a participação das Ministras da Cultura do Brasil e de Portugal
Fortalecer a diplomacia cultural entre Brasil e Portugal, a fim…
Portugal e Brasil assinam acordos de cooperação nas áreas dos museus, língua e artes
Durante a Cimeira Brasil-Portugal são assinados “três acordos de cooperação”…
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…