Notícias
Abel Ferreira recebe título de cidadão paulistano
O técnico português Abel Ferreira recebeu o título de cidadão paulistano, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo nesta sexta-feira (23).
Os discursos ao longo da sessão por muitas vezes emocionaram o treinador português, que agradeceu o carinho e a recepção calorosa dos brasileiros desde o primeiro dia no país.
“Falando de uma frase que está no brasão de uma das maiores cidades do mundo, que é São Paulo, que diz que “não sou conduzido, conduzo” (“Non dvcor, dvco”, em tradução do latim). Eu cheguei e disse que todos somos um. O Brasil é uma grande potência não só pelo tamanho do país, mas pelo tamanho da criatividade das pessoas. Sempre disse que aqui as pessoas sabem receber. É uma grande honra, um grande orgulho receber esse título de cidadão paulistano. Espero aprender com meus erros e estar cada vez mais à altura de representar uma das maiores cidades do mundo. Hoje me sinto um cidadão paulistano”, discursou Abel Ferreira.
O técnico esteve acompanhado de sua esposa, Ana Xavier, e de suas duas filhas. Muitos torcedores palmeirenses também marcaram presença e transformaram o evento em arquibancada, com músicas e gritos de incentivo ao clube e ao treinador. O Hino do Palmeiras também foi executado pela Banda da Polícia Militar antes do Hino Nacional Brasileiro.
“Pra mim, o futebol é muito mais do que só no nosso clube, é algo que cada um de nós deve gostar e respeitar os nossos adversários. Eu, como ser humano que sou, e agora cidadão paulistano também, tenho medos, receios, minhas fraquezas, nem sempre sou um bom pai, marido e treinador, mas procuro acima de tudo aprender com meus erros e seguir em frente e ser melhor… A diferença de um vencedor para um perdedor não é a quantidade de títulos que tem, é quantidade de vezes que é capaz de se levantar quando nós caímos” declarou Abel em seu discurso.
O Projeto de Decreto Legislativo foi de autoria do vereador Toninho Vespoli (PSOL), aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de São Paulo, e a solenidade foi transmitida pela internet e vídeo está disponível aqui >>
“Não estou aqui como palmeirense ou treinador, hoje sou mais um vós. Hoje me sinto um cidadão paulistano”, falou o treinador” concluiu o português, sendo aplaudido de pé pelos presentes na Câmara.
Silvia Grecco também fez parte da mesa como secretária municipal da pessoa com deficiência da cidade de São Paulo e mãe do palestrino Nickollas Grecco – vencedores do prêmio da Fifa Fan Award -, além de outros políticos e representantes da torcida.
Abel Ferreira tornou-se o quarto técnico com passagem pelo clube a receber a honraria no Século XXI, depois de Vanderlei Luxemburgo (2015), Emerson Leão (2016) e Luiz Felipe Scolari (2020).
Com contrato renovado até o fim de 2024, Abel Ferreira, que é natural da cidade de Penafiel (Portugal), trabalha no clube paulista desde novembro de 2020, já conquistou cinco títulos pelo clube: duas Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Recopa (2022) e Paulistão (2022).
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…