Notícias
Afonso Borges participa em festival literário de Portugal
O brasileiro Afonso Borges, responsável pelo Festival Literário de Araxá – Fliaraxá e pela Associação Cultural “Sempre Um Papo”, vai estar presente no Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos 2022, que acontece nesta cidade portuguesa de 6 a 16 de outubro, tendo o “Poder”, como tema desta edição.
A programação do projeto “Sempre Um Papo” no festival acontece dentro do Folio Mais, espaço dedicado às iniciativas locais e às propostas dos parceiros internacionais que contribuem e engrandecem o programa do evento.
Diretor deste projeto brasileiro, Afonso Borges vai estar no centro de alguns debates, assim como terá o papel de mediar mesas.
Programação cultural
A programação do “Sempre Um Papo” vai ser realizada em parceria com a Editora Nós, de Simone Paulino, começando no dia 6 de outubro, às 20h, quando Afonso Borges, Simone Paulino e Antônio Carlos de Almeida Castro participam do debate “Livro é Poder”, na Livraria de Santiago. Nesse mesmo local, no dia 7, às 17h, Afonso Borges modera a mesa “A construção do romance”, com participação de Lucrecia Zappi e Rute Simões Ribeiro. No dia 8 de outubro, às 12h, Simone Paulino faz a mediação da mesa “Catálogo de perdas”, com os autores Mariana Carrara, Luiza Romão e Helena Machado, na Livraria do Mercado.
Afonso Borges segue na programação do Folio mediando uma conversa com Marcela Dantés, no lançamento do seu livro “João Maria Matilde”, no dia 13 de outubro, às 17h, na Livraria Santiago, numa iniciativa da Livraria Ler Devagar e Câmara Municipal de Óbidos. No dia seguinte, 14 de outubro, às 17h, na Livraria do Mercado, numa iniciativa do “Sempre um Papo” e Livraria Ler Devagar, Afonso Borges modera a conversa com o tema “Como nascem os romances: uma perspectiva decolonial da criação nas narrativas longas”, com participação de Jeferson Tenório e Ondjaki.
Trabalho reconhecido
A Associação Cultural Sempre Um Papo é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural. A sua missão é contribuir para o desenvolvimento de políticas de incentivo ao hábito da leitura a fim de formar cidadãos mais críticos.
Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do País. Na sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do Brasil, além do Distrito Federal, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Com o tempo, vieram outros projetos e iniciativas que visam ao incentivo da leitura e possibilitam, conjuntamente, a associação entre cultura, educação e responsabilidade social.
Afonso Borges é responsável também pelo tradicional Festival Literário de Araxá – Fliaraxá, no Brasil, que, este ano, no mês de maio, realizou a sua décima edição com a presença de um grande público nos ambientes físico e on-line.
Óbidos
A edição de 2022 do FOLIO – Festival Literário terá um vasto programa a decorrer em 24 espaços da vila e com a
participação de cerca de 300 autores. O festival será palco de 16 exposições, 36 concertos, 14 mesas de autores, 62 apresentações e lançamentos de livros, 16 oficinas, ao que se juntam tertúlias, workshops e masterclasses e sessões de cinema, entre muitas outras iniciativas.
“Tem sido conseguida, ano após ano, uma dinâmica, uma qualidade que é algo que distingue Óbidos naquilo que faz e naquilo que representa em termos de projetos”, afirma Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos. O autarca garante que “o FOLIO é muito reconhecido”, sendo que o esforço e dedicação, desde a primeira
edição, estão à vista. “É difícil ter cá um prémio Nobel [da Literatura], ter dois [Olga Tokarczuk (Polônia) e Wole Soyinka (Nigéria)] é, de facto, extraordinário”, declara, concluindo, numa alusão ao tema deste ano, que “o poder da palavra é algo de muito importante”.
Entre as novidades deste ano, o arranque de dois subcapítulos integrados do Folio Educa: o Folio Tech (que liga tecnologia à literatura) e o Folio Inclusão, que contará com um dia dedicado a esta temática, a inclusão de língua gestual em seminários e a edição de um livro multiformatos.
Programação em https://foliofestival.com/
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…