Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Arquitetos de Portugal e do Brasil assinam memorando de entendimento sobre mobilidade
Arquitetos de Portugal e do Brasil assinam memorando de entendimento sobre mobilidade
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Brasil e a Ordem dos Arquitectos de Portugal (OAP) assinaram uma cooperação nesta sexta-feira, dia 22, na Embaixada de Portugal em Brasília, durante o II Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo do CAU Brasil.
O Memorando de Entendimento objetiva a harmonização das condições de inscrição e registro de arquitetos portugueses e brasileiros nas duas organizações, permitindo que ofereçam serviços de Arquitetura e Urbanismo nos dos países.
Participaram da cerimônia o Embaixador de Portugal, Luis Ramos, enquanto testemunha, a Presidente do CAU Brasil, Nadia Someck, o seu Coordenador de Relações Institucionais, Jeferson Navolar, e, de forma remota, a Vice-Presidente da OAP, Paula Santos.
De Portugal, o presidente da Ordem dos Arquitectos, Gonçalo Byrne, destacou que esse memorando visa a homologação de um acordo de reciprocidade entre as duas instituições. “Os laços existentes entre Portugal e Brasil e a mobilidade profissional dos nossos arquitetos exigia todos os esforços para consumar as negociações desse novo acordo. Este é um primeiro e importante passo nesse caminho”, afirmou.
Para o embaixador de Portugal, Luis Faro Ramos, esse acordo mostra caminhos para outras profissões. “Esperamos no futuro ter outras categorias profissionais em cooperação. Cm certeza teremos intercâmbios muito proveitosos entre arquitetos brasileiros e arquitetos portugueses”, afirmou.
MOBILIDADE E RECIPROCIDADE
Segundo o memorando de entendimento assinado, o CAU Brasil e a Ordem dos Arquitectos estudarão a viabilidade de um reconhecimento recíproco das qualificações profissionais habilitantes para o exercício da Arquitetura em Portugal e da Arquitetura e Urbanismo no Brasil, atendendo às respectivas legislações nacionais para o reconhecimento de qualificação profissional.
Será criada uma Comissão Técnica de Harmonização das Condições de Inscrição e Registro, constituída por quatro membros de cada uma das partes. Esse grupo ficará responsável por avaliar as dificuldades de implementação do Acordo de Cooperação anterior (2014-2019); identificar possíveis mecanismos para a mobilidade profissional; buscar junto aos respectivos sistemas de regulação do ensino superior a equivalência ou comparação das formações habilitantes; e propor a redação de um novo Acordo de Reciprocidade.
As negociações entre CAU Brasil e a Ordem dos Arquitectos foram retomadas neste ano, após a visita do conselheiro do CAU Brasil Jeferson Navolar (PR), coordenador da Comissão de Relações Institucionais, a Lisboa. Em reunião com o presidente da Ordem, Gonçalo Byrne, ele buscou o reconhecimento recíproco de qualificações profissionais em seu sentido pleno e mútuo.
Entre os anos de 2013 e 2018 vigorou um acordo entre o CAU Brasil e a OA/PT que previa regras para atuação dos profissionais nos dois países. Porém, o acordo não foi renovado, uma vez que as regras não satisfizeram os anseios de ambas as partes, principalmente no que se refere à validação dos diplomas pelas universidades.
FÓRUM
No dia 21, Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo teve na sua sessão de abertura, na mesa de honra, com o Embaixador de Portugal, a Embaixadora Paula Alves de Souza, representando o Itamaraty, Nadia Someck, Presidente do CAU Brasil, José Luis Cortés, presidente da União Internacional de Arquitetos, entre outras individualidades.
Com o tema “Mobilidade Profissional Internacional, da formação ao exercício profissional”, evento reuniu representantes de organizações de arquitetos de países das Américas, da Europa, África e Ásia. “Estamos celebrando esse primeiro resultado de nosso seminário, após uma visita do coordenador da Comissão Relações Internacionais, Jeferson Navolar, à Ordem dos Arquitectos em Lisboa”, afirmou a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh.
“Saudamos a escolha da Embaixada de Portugal, edifício icônico projetado pelo arquiteto português Raul Chorão Ramalho, para acolher este Fórum. A arquitetura é uma área de excelência nas relações entre Brasil e Portugal, que ganha especial relevo numa cidade como Brasília, tão marcada e tão marcante pelo traço dos seus arquitetos” divulgou a embaixada portuguesa.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portugal é um “farol de estabilidade” política, social e financeira
Nesta segunda-feira em Vila Nova de Famalicão, o primeiro-ministro, Luís…
Investidores querem transformar o Norte de Portugal na Flórida para brasileiros
Empresário Luiz Eduardo Osório reúne investidores cariocas em busca de…
Pacto Climático Europeu quer agricultura e alimentação no planeamento do território
Municípios devem incluir medidas sustentáveis e adaptadas às comunidades e…
Brasileiros devem contribuir com 1,4 bi de euros neste ano à Previdência de Portugal
As contribuições dos trabalhadores brasileiros para a Previdência Social de…
Especialistas defendem que Brasil e Portugal estão a evoluir no comercial
Portugal e Brasil mantêm uma relação comercial marcada por oportunidades…
Reconhecimento Institucional: Presidente da Câmara Portuguesa é Homenageada pela Casa de Portugal
A presidente da Câmara Portuguesa, Karene Vilela, representou a instituição…
Renováveis abastecem 73% da eletricidade consumida até setembro
A produção de energia renovável abasteceu 73% do consumo de…
Portugal cria programa no IEFP para apoiar imigrantes na procura de emprego
O Governo português lançou nesta segunda-feira o Programa Integrar que…
Brasileiros compram imóveis em Portugal para alugar de olho em ganhos de até 8%
Brasileiros compram imóveis em Portugal para alugar de olho em…
No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares
Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de…
Empresa que reduziu a fome no Brasil quer fixar jovens de Portugal no campo
Embrapa fecha parceria com instituições portuguesas para incentivar os jovens…
Economia portuguesa cresce 1,5% no segundo trimestre
A economia portuguesa cresceu 1,5% no segundo trimestre do ano,…