Notícias
Autores portugueses participam de residência Literária Virtual no FLIPOÇOS
O Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas e o Camões – Centro Cultural Português de Brasília realizam pela primeira vez a Residência Literária Virtual Flipoços /Camões 2021.
Entre 21 de julho e 14 de agosto, os escritores portugueses Joel Neto e Teolinda Gersão são convidados a imergir na história e atmosfera de Poços de Caldas (Minas Gerais) para aprofundar o conhecimento sobre a história da cidade, em diferentes domínios, da gastronomia à literatura.
No âmbito da residência, foi criado um roteiro de webinários, para os dias 26 e 30 de julho, 04, 10 e 13 de agosto de 2021. As conversas integram a programação do Festival e estarão abertas à participação do público.
Os textos produzidos por Joel Neto e Teolinda Gersão nesta residência serão publicados em e-book, com lançamento no dia 24 de novembro de 2021, com transmissão ao vivo pelas redes do Flipoços e do Camões – CCP em Brasília.
A parceria entre o Festival e o Instituto sediado em Brasília, acontece há mais de dez anos, focado na valorização da língua portuguesa, intercâmbio de autores e participações especiais em eventos conjuntos.
Dessa vez e pelo impedimento provocado pela pandemia, ambas entidades lançam a Residência Literária Virtual que, além de manter o contato dos autores portugueses com o público brasileiro, terá como diferencial gerar conteúdo sobre experiências literárias ligadas a lugares como Poços de Caldas e cidades portuguesas que serão partilhadas com os públicos-leitores dos dois países.
Joel Neto conhece a cidade de Poços de Caldas e, juntamente com mais três autores portugueses e um espanhol, permaneceu uma semana na cidade quando convidado para o Flipoços em 2014.
Já a romancista Teolinda Gersão ainda não esteve pessoalmente em Poços de Caldas. Foi especialmente convidada para que, sem a percepção de ter estado na cidade, possa expressar o seu olhar e o seu sentimento além mar, na sua escrita.
Para o evento online, foi criado um roteiro especial, em que através de cinco encontros (webinares) com historiadores, professores, e jornalistas locais, os escritores portugueses poderão se aprofundar nas questões históricas do trajeto.
Além disso, serão exibidos vídeos da cidade, seus principais pontos turísticos, documentários antigos e outros que ajudarão os autores a formatarem esse mosaico de informações.
A novidade é que o público poderá acompanhar todos esses encontros ao vivo em tempo real numa espécie de “reality literário” pelas redes sociais do Flipoços (facebook e youtube).
Dinâmica da Residência Literária
A 1ª. Residência Literária Virtual Flipoços / Camões 2021 será lançada no dia 21 de julho, quarta-feira, primeiro dia do Flipoços Virtual e terá duração de 20 dias. O primeiro encontro entre os autores e os “guias turísticos” de Poços está agendado para dia 26 de julho, 10h30 (BR)/14h30PT.
A residência encerra-se dia 14 de agosto. Mas até lá o tour virtual (encontros/webinares) vai acontecer dias 30 de julho, 04, 10 e 13 de agosto e os temas abordados vão desde a História da Cidade e o celeiro de escritores, passando pela importância das águas termais no âmbito social, político e literário até a pandemia da gripe espanhola retratada no livro “A morte silenciosa – A Gripe Espanhola em Poços de Caldas – 1918” do escritor local Dr. Luis Roberto Judice, um dos colaboradores locais no projeto.
Depois os escritores convidados – Joel Neto e Teolinda Gersão, terão um mês e meio para desenvolver seus textos, e depois serão veiculados em parceria com veículos de comunicação e revistas literárias.
A comissão organizadora vai ainda preparar um E-book que será lançado dia 24 de novembro na mesa “Expressões Sulfurosas” com a presença dos dois autores convidados e com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Flipoços, Camões Brasília e parceiros.
A programação do Flipoços Virtual 2021 acontece de 21 a 25 de julho e será reproduzida em uma plataforma de streaming inserida no domínio www.flipocos.com onde todo conteúdo serão exibidos abertos ao público, de forma simples e fácil navegação a partir de 12 de julho.
Segundo a organização esse modelo lançado pelo Flipoços busca o fortalecimento dos cinco pilares: editoras – autores – obras– vendas – leitores. Para Gisele Ferreira, curadora do Festival, a intenção é buscar uma forma de aproximar o público, autores e livros, numa tentativa «parecida» com um festival presencial», diz ela.
O ponto central é que essa solução é totalmente diferenciada, pois não se trata de uma Feira Virtual de Livros, mas uma exposição geral dos livros e dos autores que estiverem participando da programação do Festival, através de uma curadoria compartilhada entre o Flipoços e as Editoras participantes.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…