Notícias
Bicentenário: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais faz turnê em Portugal
Em setembro de 2022, a Filarmônica de Minas Gerais faz as malas e realiza sua Turnê Internacional em Portugal. Com obras de Villa-Lobos, Braga Santos e Carlos Gomes, a Orquestra se apresentará com um repertório luso-brasileiro.
O programa faz parte da comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil. Serão quatro apresentações, entre os dias 6 e 9 de setembro. A Orquestra realizará concertos nas cidades de Coimbra, Lisboa e Porto, tanto ao ar livre, em praça pública, quanto em “instituições renomadas no cenário da música sinfônica mundial” divulga a Filarmônica.
Sob a direção musical do maestro Fabio Mechetti, a Orquestra estará na Casa da Música, no Porto, no dia 6 de setembro, no dia seguinte estará no jardim em frente à Torre de Belém, em Lisboa, no dia 8, no vizinho Centro Cultural de Belém (CCB), e, no dia 09, no Convento S. Francisco, em Coimbra.
A Filarmónica de Minas Gerais apresenta dois programas. Nos concertos no Porto, no CCB e em Coimbra, interpretará a Abertura Sinfónica n.º 3, de Joly Braga Santos, Choros n.º 6 e Bachianas Brasileiras n.º 3, de Heitor Villa-Lobos, e a “abertura” e “alvorada” da ópera “O Escravo”, de Carlos Gomes. Estes concertos contam, como solista, com o pianista brasileiro Jean-Louis Steuerman.
O concerto no relvado em frente à Torre de Belém, no dia 7 de setembro, faz parte da programação “Lisboa na Rua”, e serão tocadas obras de Alberto Nepomuceno, Eleazar de Carvalho, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, Guerra-Peixe, Lorenzo Fernandez e Carlos Gomes, e a Abertura Sinfônica n.º 3, do compositor português Joly Braga Santos.
“Levaremos ao nosso país-irmão um repertório luso-brasileiro, com obras significativas do melhor da música sinfônica dos dois países e a participação de Jean-Louis Steuerman, um dos nomes mais importantes dentre os pianistas brasileiros. Os concertos consolidarão o trabalho que a Filarmônica vem fazendo há quase quinze anos, como algo que representa o melhor da cultura brasileira”, afirma, em comunicado o maestro Fabio Mechetti, que dirige a OFMG desde a sua fundação, em 2008.
A digressão realiza-se na semana em que o príncipe Pedro, filho do rei João VI de Portugal, proclamou a independência do Brasil da coroa portuguesa, processo que se desenrolou entre 1821 e 1825, ano em que Portugal e Brasil assinaram o Tratado de Amizade e Aliança.
Em 07 de setembro de 1822, o infante Pedro deu o chamado “grito de Ipiranga” (“Independência ou morte!”), nas margens do rio Ipiranga, em S. Paulo, sendo esta oficialmente a data da independência da então colônia portuguesa, já Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, de Lisboa.
Durante a digressão da Filarmônica, é editado um álbum constituído por obras compostas por Pedro I do Brasil (Pedro IV Portugal, de março a maio de 1826), que morreu no Palácio de Queluz, em setembro de 1834, aos 35 anos.
Este álbum é o terceiro da filarmônica no âmbito da série “A música do Brasil”, projeto realizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, com o selo da discográdica Naxos.
O álbum conta com a participação de Jean-Louis Steuerman. O pianista, em 1972, ficou em 2.º lugar no Concurso Johann Sebastian Bach, em Leipzig, na Alemanha.
A OFMG foi criada em 2008 e é constituída por 90 músicos. Além de concertos, a Filarmónica faz “apresentações didáticas, programas para desenvolvimento de novos talentos nas áreas de composição e de direção de orquestra” e várias digressões.
A OFMG tem nove álbuns editados, um dos mais recentes, com obras de Alberto Nepomuceno e Almeida Prado.
Recebeu uma nomeação para os Grammy Latinos de 2020, na categoria de melhor álbum de música erudita.
O maestro titular da OFMG, Fabio Mechetti, nasceu há 64 anos em São Paulo.
Foi maestro principal da Filarmônica da Malásia, entre outras orquestras, maestro-residente da Sinfónica de San Diego, e titular das sinfónicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo, atualmente, maestro emérito destas duas últimas orquestras.
Mechetti foi maestro associado de Mstislav Rostropovich, na Sinfónica Nacional de Washington.
O maestro tem dirigido nos Estados Unidos, México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia, Itália e Dinamarca, além do Brasil. Entre outros galardões, venceu o Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko.
A turnê a Portugal faz parte da programação do projeto Minas para Minas, Minas para o Mundo, da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, e conta com o patrocínio máster da Cemig e apoio cultural do Banco Master. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Governo Federal.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…