Notícias
- Home
- Associados
- BP lança assistente virtual para acompanhar pacientes no pós-alta [BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
BP lança assistente virtual para acompanhar pacientes no pós-alta [BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo]

Plataforma de inteligência artificial será utilizada, nesse primeiro momento, no acompanhamento de pacientes com tromboembolismo venoso (TEV) e submetidos à cirurgia
A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo começará a operar sua própria assistente virtual no acompanhamento de pacientes no pós-alta, com o intuito de otimizar e ampliar o trabalho das equipes farmacêuticas e do Serviço de Controle de Infecção da instituição. O projeto, que usa tecnologia de inteligência artificial e interação via WhatsApp, tem previsão para entrar em funcionamento no próximo mês e será usada, inicialmente, para acompanhar os pacientes com tromboembolismo venoso (TEV) e àqueles submetidos à cirurgia bariátrica.
A nova assistente virtual é uma iniciativa conduzida da BP em parceria com a Ptech MedTech Solutions e chega com um diferencial no mercado: o acompanhamento pós-alta dos pacientes. Por meio da tecnologia, todas as áreas envolvidas no atendimento poderão orientar melhor os pacientes, oferecendo mais informações para o seu processo de autocuidado. Outro ponto é a possibilidade do acompanhamento de acompanhamento pós alta de um maior número de clientes. “Essas novidades darão maior segurança ao cliente no monitoramento de sua saúde fora dos muros da instituição. Isso mostra o quanto a BP, como hub de saúde de excelência, está cada vez mais presente na vida das pessoas, estendendo essa forma de cuidado até as suas casas”, conta Lilian Quintal Hoffmann, diretora executiva de Inovação e Tecnologia da BP.
A assistente virtual enviará perguntas específicas ao paciente para entender como está a sua evolução clínica nos dias subsequentes à sua saída da BP. Por meio de alertas específicos, o corpo clínico que acompanha aquele paciente em seu pós-alta, poderá prontamente tomar ações que irão garantir, no momento adequado, a melhor orientação ou desfecho para o paciente. “Com essa tecnologia, há uma comunicação personalizada com os pacientes, no momento certo e com a orientação técnica mais adequada. Podemos, inclusive, na tratativa de algum alarme indicar o que é mais apropriado para as necessidades do paciente, como por exemplo, buscar o pronto atendimento da BP ou orientá-lo a conversar com o corpo clínico e médico que o acompanha”, conta a diretora.
Ao utilizar o serviço, o paciente receberá uma resposta com todos os canais oficiais de contato com a BP. “Temos a ambição, em um futuro próximo, de expandir o projeto para mais áreas da instituição, o que reforça o nosso DNA de inovação. Juntamos todo o nosso conhecimento e experiência como hub de saúde e criadora de soluções inovadoras com a tecnologia da Ptech, para a construção dessa plataforma. Essa sinergia e proximidade entre as diversas áreas especializadas de conhecimento em saúde e tecnologia das empresas, provou ser um caminho promissor para promover cuidado personalizado ao paciente, engajamento e gerar valor para a sociedade”, afirma a executiva.
A plataforma também será uma ferramenta valiosa na geração de dados estatísticos e indicadores que permitirão identificar gargalos e novas oportunidades de engajar o paciente no seu cuidado.
Mais informações sobre o hub de saúde podem ser obtidas em https://www.bp.org.br/
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Como a Inteligência Artificial reduz custos e melhora a eficiência operacional [Teltex]
Empresas e gestores urbanos enfrentam, diariamente, desafios financeiros e operacionais…
Atualizações Golden Visa Portugal 2025 – O que você precisa saber [Start! Be Global]
O Golden Visa tem passado por mudanças e recentemente o…
Junqueira 27: O seu refúgio exclusivo em Lisboa [LCM International Realty]
O Junqueira 27 oferece a chance de viver em um…
Viver com Exclusividade: O Prestígio de Morar Perto da Avenida da Liberdade em Lisboa [Conexão Europa Imóveis]
Morar nas proximidades da Avenida da Liberdade é sinônimo de…
A verdadeira vocação de PA’s e EA’s: muito além do suporte administrativo [The Life Curators]
No mundo corporativo, os papéis de Assessora Pessoal – ‘Personal…
Os 10 Principais Riscos de Integridade de Terceiros em 2024 [EthQuo]
Em janeiro de cada ano, a equipe técnica da EthQuo…
Como a IA está transformando a mobilidade urbana e a segurança no trânsito [Teltex]
A mobilidade urbana é um dos desafios mais complexos enfrentados…
Ative sua Mente e Transforme 2025: Descubra o Poder da Plasticidade [Virgínia Haag]
Isso mesmo! Nós, seres humanos, temos um superpoder chamado plasticidade…
Cidadania Portuguesa: guia completo para tirar em 2025 [Start! Be Global]
Este guia completo, traz todas as informações para quem deseja…
Como é viver em Cascais? [Conexão Europa Imóveis]
Cascais é um dos destinos mais procurados por investidores e…
Guia da CEO: 10 perguntas que toda a líder deve responder [The Life Curators]
A cadeira de CEO carrega grande prestígio, mas também pode…
Reforma Tributária e Holdings: Mudanças nos Aluguéis [Lifetime Investimentos]
A reforma tributária que vem sendo discutida no Brasil traz…