Notícias
Camões e Fundação Saramago assinam protocolo para comemorar centenário
Uma exposição bibliográfica composta por 15 cartazes e um encontro entre as sete cátedras José Saramago constam de um protocolo assinado entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Fundação José Saramago.
Segundo o instituto, o protocolo visa apoiar as comemorações do centenário do nascimento do Prêmio Nobel da Literatura 1998, que se assinala a 16 de novembro de 2022, e que tiveram início na terça-feira.
O centenário do nascimento de José Saramago será assim o eixo temático na ação cultural externa do Camões, através dos planos de atividade da sua rede no estrangeiro, tendo por objetivo celebrar o escritor e a relevância da sua obra, bem como no diálogo com a de outros escritores de gerações mais recentes, adiantou a página do Camões.
Para tal, o Camões e a Fundação José Saramago assinaram uma parceria que vai abranger uma exposição bibliográfica intitulada “José Saramago: voltar aos passos que foram dados”.
A mostra é promovida pela Fundação e será composta por 15 cartazes.
“Legados Saramaguianos”, sessões sobre o escritor em modo apresentação-debate, envolvendo escritores da geração do Prêmio José Saramago, contemplando a leitura de textos, a apresentação de obras daqueles autores e debate acerca da ficção em língua portuguesa é outra das iniciativas abrangidas pelo protocolo.
“Encontro de Cátedras José Saramago”, um seminário a realizar em Lisboa com vista a reforçar a colaboração entre as sete cátedras em universidades estrangeiras que têm José Saramago como patrono, bem como a sua ligação a instituições culturais e acadêmicas portuguesas, é outra das iniciativas a realizar ao abrigo do protocolo.
O Camões compromete-se ainda a promover a presença da obra de José Saramago e de conteúdos relativos ao centenário em feiras internacionais.
A promoção e divulgação de atividades e conteúdos enquadrados na celebração do centenário de José Saramago através das plataformas digitais e da rede externa do Camões é outro dos compromissos do instituto público.
Conferência
Como em anos anteriores, irá decorrer no mês de dezembro a VI Conferência Internacional José Saramago da Universidade de Vigo “LevantadoS do Chão – “Eu não sou pessimista; o mundo é que é péssimo’” (Lisboa – Vigo; 10, 13 e 14 de dezembro de 2011).
Esta VI edição, organizada em parceria com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, começará no dia 10 de dezembro presencialmente em Lisboa, no auditório Agostinho da Silva da instituição, e continuará em modo virtual nos dias 13 e 14 de dezembro através do Campus Remoto da Universidade de Vigo.
A Conferência deste ano leva, para além de “Não sou pessimista; o mundo é que é péssimo”, o expressivo subtítulo de LevantadoS do Chão. O plural que acrescentamos ao título de um dos romances mais significativos de José Saramago visa traduzir a ideia da imensidão das e dos levantados do chão no que a expressão comporta, porque a obra e a vida de Saramago foram – e são – contribuintes para que as pessoas possam erguer-se acima das condições que lhes foram impostas
Ao longo dos três, com mais de 20 oradores, serão abordados linhas temáticas como literatura, culturas, natureza e meio ambiente, Ética, igualdade e justiça social, Educação e ensino.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…