Notícias
Casa Brasil desembarca em Lisboa para promover a cultura brasileira e fomentar relações comerciais
Diversos setores como alimentos e bebidas, moda, higiene pessoal, livros, móveis, entre outros, apresentam seus produtos durante o evento que também tem o objetivo de celebrar o Bicentenário da Independência Brasileira.
Portugal é o 18º principal destino das exportações brasileiras e ocupa a 44ª posição dentre os países dos quais o Brasil mais importa bens e serviços. A fim de alavancar as negociações e estabelecer um comércio bilateral à altura de todo o legado histórico entre Brasil e Portugal, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Embaixada do Brasil em Portugal inauguram, no dia 5 de novembro, a Casa Brasil Bicentenário Lisboa.
A iniciativa tem como foco promover conceitos e tendências sobre o Brasil ao apresentar empresas nacionais e seus produtos selecionados com grande apelo no mercado português e europeu.
Ainda que tenha uma relação privilegiada com o país europeu, em cooperações e acordos político-diplomáticos em diversos setores, o Brasil ainda possui muito espaço para incrementar o comércio com Portugal. Em 2021, a corrente de comércio entre ambas as nações foi de US$ 454 milhões, com um superávit de US$ 57,1 milhões para o Brasil.
Nesta edição da Casa Brasil, estarão presentes 40 empresas brasileiras de diversos portes, representando os setores de alimentos e bebidas, mobiliário e decoração, moda, literatura e cosméticos. Entre os dias 5 e 13 de novembro, o público poderá desfrutar de ampla agenda, incluindo degustações, aulas, cooking shows, happy hours, atrações musicais, rodadas de negócios e apresentações culturais.
A Casa Brasil Lisboa está situada em uma das vias mais nobres da capital lusitana, a Avenida da Liberdade, garantindo o acesso amplo e fácil para o público. A localização privilegiada tem a intenção de atrair o maior número de visitantes para o evento, cujas atividades são todas gratuitas.
Cultura e expressividade
Uma das estrelas da Casa Brasil Lisboa será a exposição Bicentenário da Independência, que vem coroar as ações empreendidas pelo governo brasileiro para celebrar este marco na história. A mostra exibirá ao público visitante algumas visões sobre a construção da identidade brasileira, integrando perspectivas que combinam território, povo, sociedade, economia, cultura e inovação, resultando no país diverso e multicultural que é o Brasil.
Sua localização, logo após a porta de entrada, tem intuito do visitante imergir um pouco na história e na cultura do Brasil para finalmente entrar e se sentir em casa. Imagens históricas, objetos, vídeos, maquetes e outros elementos foram utilizados de modo a contar história, a partir do momento da Proclamação da Independência, em 1822, até os dias atuais. A Casa da Moeda do Brasil, a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) contribuíram para a montagem da mostra, com objetos, informações e vídeos, entre outros aportes.
Nos dois pavimentos ocupados pela iniciativa, a decoração mistura modernidade com o requinte das peças artesanais brasileiras, além de móveis, artefatos, objetos decorativos, acessórios, roupas e demais produtos fornecidos pelas empresas participantes do evento, que pretende traduzir a “brasilidade”.
Além de espaço para pocket shows e o café, locais destinados à exposição dos produtos de moda e alimentação, entre outros estão presentes. No subsolo, o espaço é aberto para receber maior diversidade de eventos, como aulas de dança, de culinária, apresentações de ritmos brasileiros e os DJs, além de rodadas de negócios e outras atividades que compõem a agenda multicultural.
O projeto da Casa Brasil Lisboa é de autoria do arquiteto e designer Bruno Simões, que já realizou outros importantes trabalhos de curadoria e consultoria para a ApexBrasil, como o desenho da mostra realizada no Fuorisalone 2022, em Milão.
Responsável e sustentável
E a diversidade da ambientação também será expressa por meio de produtos e serviços que as empresas participantes irão apresentar na Casa Brasil Lisboa. Açaí, tapioca, polpas de frutas brasileiras, sucos, cafés, doces e sorvetes, molhos e iguarias das regiões norte e nordeste, e carnes darão aos portugueses o sabor e a qualidade da indústria alimentícia nacional.
Além disso, cosméticos com fragrâncias e cores inspiradas na flora e na cultura brasileira, móveis e utensílios para a casa e cozinha, objetos de decoração como tapetes, vasos e artesanato regional, incluindo, até mesmo, alguns itens feitos com material totalmente reciclado, jogos eletrônicos e literatura darão o tom da nossa nova bossa.
Atenta à importância crescente que o público europeu confere a questões como a sustentabilidade e responsabilidade social dos produtos que consome, a Casa Brasil traz empresas que possuem certificações ambientais e de ESG (ambiental, governamental e social) e que têm a sustentabilidade como princípio. E as empresas brasileiras estão cientes deste movimento. Desde a extração de matérias-primas como o açaí e as madeiras, até o produto final, o papel, o móvel ou alimento certificado, há um longo caminho e os investimentos dos mais diversos setores visam a que toda essa cadeia se torne rastreável, o que confere credibilidade ao produto, à indústria nacional e ao Brasil.
Sobre a Casa Brasil
Segundo o governo, a Casa Brasil é um evento exclusivo e independente, de alto impacto, para a promoção da imagem dos setores produtivos do Brasil no exterior, em mercados escolhidos com base em dados de inteligência comercial.
No caso de Portugal, o país foi escolhido pelos laços que o unem ao Brasil, não só em comemoração ao bicentenário da Independência brasileira, como também pelo interesse que desperta nas empresas, especialmente as micro e pequenas empresas, apoiadas pela ApexBrasil como mercado de entrada para a Europa. A iniciativa tem como foco a evolução produtiva e a construção da identidade brasileira ao longo dos últimos 200 anos.
Organizadora, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover a imagem do Brasil no exterior, para impulsionar as exportações e atrair investimentos para o Brasil.
Serviço: Casa Brasil Bicentenário Lisboa
Local: Av. da Liberdade, 12 – Lisboa, Portugal
Dias: 05 a 13 de novembro de 2022
Horário de funcionamento para o público: 13h às 22h
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…