Notícias

You are here:

Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”

https://www.mundolusiada.com.br/casa-de-portugal-sp-celebrou-livro-luso-brasilidade-musical/

A Casa de Portugal de São Paulo foi palco, no dia 27 de novembro, da última apresentação em solo brasileiro em 2024 do livro “Luso-Brasilidade Musical – A influência da Música na Ligação entre Brasil-Portugal”, da autoria do jornalista e escritor luso-brasileiro Ígor Lopes.

 

O evento ficou marcado pela homenagem póstuma ao cantor Roberto Leal, através do seu filho, o músico Rodrigo Leal, que recebeu diplomas da Academia Luso-Brasileira de Letras, da Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina, da Associação de Portugueses do Estado do Espírito Santo e com declamação de poema pelo Instituto Um Olhar sobre a Língua Portuguesa no Mundo. Uma data que ficou marcada ainda por ser o dia em que Roberto Leal celebraria 73 anos de vida. Houve apontamentos musicais por Andrea Teixeira, instrumentista premiada internacionalmente, que tocou, ao piano, os hinos de Portugal e do Brasil, além do guitarrista Wallace Oliveira e Fernanda. Os músicos recordaram o trabalho do cantor português.

 

Já no dia seguinte, 28, houve uma pequena apresentação do livro no âmbito do Almoço das Quintas, no restaurante “O Marques”, nas instalações da Casa de Portugal de São Paulo, com a presença de autoridades portuguesas e luso-brasileiras.

 

A obra, realizada pelo Governo Federal do Brasil, leva o selo da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), e é fruto de um projeto que pretendeu celebrar os 200 anos de Independência desse país sul-americano.

 

Promover o diálogo

 

Este novo trabalho de Ígor Lopes destaca as relações culturais entre os dois países, tendo a música como elo central. O livro examina o papel da música lusófona na construção de uma identidade cultural compartilhada entre Brasil e Portugal. Nas 255 páginas desse projeto literário, Ígor Lopes explora como a música, desde o fado e o samba até as influências contemporâneas, tem sido uma força de integração, criando diálogos culturais que transcendem fronteiras geográficas e históricas. A aposta recai em entrevistas a nomes que moldaram o tom das relações no campo artístico e musical, nos dois países.

 

No seio da pesquisa que dá corpo a este novo livro, editado em 2022, há referências à cooperação cultural e musical, um retrato do movimento associativo português no Brasil, a imponência do fado, a integração promovida pelo samba, estudos sobre a vida e obra de nomes como a fadista portuguesa Maria Alcina, o compositor Alcino Correia, o cantor Roberto Leal, a exuberância de Carmen Miranda, entre outros casos que marcaram a agenda artística luso-brasileira.

 

O prefácio é assinado por Ricardo Cravo Albin, musicólogo brasileiro, considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira, autor do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira e responsável pelo Instituto Cultural Cravo Albin. Há ainda a participação de entidades e autoridades entre os dois países irmãos. Existem referências à cooperação cultural e musical e um retrato do movimento associativo português no Brasil.

 

“Foi um momento em que pude estar junto de portugueses, brasileiros, lusodescendentes e amantes da lusofonia e da cultura, num convívio com a comunidade portuguesa e lusodescendente em São Paulo”, disse Ígor Lopes.

 

No Brasil, o livro passou ainda por Vitória, Rio de Janeiro, Olinda e Recife, com o apoio internacional da In-Finita Editorial. Já em Portugal, houve apresentações em Lisboa e em Castelo Branco.

 

“O objetivo destes lançamentos é promover um melhor diálogo entre os cidadãos residentes no Brasil e em Portugal, incentivando o espírito colaborativo entre os dois países. Escrever “Luso-Brasilidade Musical” foi uma jornada de redescoberta das profundas ligações que unem Brasil e Portugal por meio da música”, finalizou Ígor Lopes.

 

O livro, entregue em todo o mundo, pode ser solicitado em: info@agenciaincomparaveis.com

 

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias relacionadas