Notícias

You are here:

Casa do Design em Matosinhos recebe exposição sobre Adriano Olivetti até janeiro

© CM Matosinhos

A mostra junta fotografias, vídeos, documentos e desenhos originais que dão “a conhecer o universo da Olivetti, cujo exemplo permanece na vanguarda do design e da indústria mundiais”, revela a nota de imprensa.

Ao longo do século XX, a companhia mobilizou arquitetos e designers como Le Corbusier, Louis Kahn, Gae Aulenti, Egon Eiermann, Ignazio Gardella, Carlo Scarpa, Marcello Nizzoli, Mario Bellini e Ettore Sottsass, Michele De Lucchi, George Sowden e Giovanni Pintori, entre outros, tanto para a definição dos produtos Olivetti, como para as instalações da empresa.

A Olivetti deu, segundo realça a nota de imprensa, “passos pioneiros no desenvolvimento da eletrónica e das ciências computacionais, tecnologia que a NASA utilizaria em 1969 para levar o Homem à lua”.

O seu fundador “soube conjugar processo produtivo, responsabilidade social e atenção ao território urbano, criando, entre 1930 e 1960, um modelo de empresa único, inovador e vanguardista, que revolucionou a cultura empresarial do século XX, sendo, ainda hoje, reconhecido como um dos exemplos mais atuais e avançados de sustentabilidade”.

Exemplo disso é a recente inclusão da cidade industrial de Ivrea na Lista de Património Mundial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que, segundo a Casa do Design, “revela a importância e a modernidade do legado da Olivetti”.

Esta exposição, que chega agora a Matosinhos, permite “compreender como, entre os anos 1930 e 1960, em Ivrea, Adriano Olivetti realizou o sonho de uma paisagem visionária, criando novos padrões sustentáveis de relacionamento entre a cidade, o território, a política, as pessoas e as formas de produção”.

Com curadoria de Pippo Ciorra, Francesca Limana e Matilde Trevisani, a mostra chega a Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, do Istituto Italiano di Cultura, e da esad–idea, Investigação em Design e Arte.

A itinerância portuguesa é comissariada por Maria Milano e teve o apoio da Embaixada de Itália em Portugal.

Fonte: Notícias ao Minuto

Notícias Relacionadas