Notícias
Castelo Branco recebe encontro internacional de cidades criativas da UNESCO

O município de Castelo Branco promove, de dia 12 a dia 15, o I Encontro Internacional de Cidades Criativas e Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.
Nas datas, o Centro de Cultura Contemporânea recebe escritores, historiadores, jornalistas, políticos e especialistas de todo o mundo (Espanha, Estados Unidos da América, Cabo Verde, Brasil, México, Marrocos e Togo) para pensar o futuro com a criatividade como base para tudo”, referiu, em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Castelo Branco.
A autarquia salientou que o encontro surge no âmbito da sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na categoria de Artesanato e Artes Populares, com o Bordado de Castelo Branco.
O país convidado desta primeira edição é a Ucrânia, onde a tecelagem era um ofício importante para todas as famílias.
“A candidatura de Castelo Branco às cidades criativas da UNESCO com o bordado fica muito mais rica com a discussão à volta do que já está a ser implementado em outros mercados e locais do globo”, lê-se na nota.
Durante quatro dias, Castelo Branco vai estar no epicentro das cidades criativas da UNESCO antes de, em junho, entregar a candidatura do bordado à rede na Categoria de Artesanato e Artes Populares.
Com características que o tornam único e distinto entre os bordados portugueses, o bordado de Castelo Branco luta pelo seu reconhecimento a nível global.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Dia da Comunidade Luso-Brasileira
Em 22 de abril celebra-se o Dia da Comunidade Luso-Brasileira,…
Revolução dos Cravos: quando Portugal escolheu a liberdade
No dia 25 de abril de 1974, Portugal amanheceu diferente.…
Casa de Portugal inaugura busto em homenagem a António dos Ramos
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e memórias, a…
Ciclo de “Conversas sobre abril”, sob a temática “Encontro com Natércia Salgueiro Maia”
Por motivo das comemorações dos 51 anos da Revolução dos…
Amanhã: novo episódio do podcast da Câmara!
A Câmara Portuguesa de São Paulo agora tem um podcast!…
Descubra o novo marco da arte e da sustentabilidade [Casa de Portugal]
A Casa de Portugal e a Câmara Portuguesa de São…
Museu da Língua Portuguesa (São Paulo) e Casa da América Latina (Lisboa) promovem II Diálogos Culturais Luso-Brasileiros com a participação das Ministras da Cultura do Brasil e de Portugal
Fortalecer a diplomacia cultural entre Brasil e Portugal, a fim…
Portugal e Brasil assinam acordos de cooperação nas áreas dos museus, língua e artes
Durante a Cimeira Brasil-Portugal são assinados “três acordos de cooperação”…
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…