Notícias
Cinco chefes de cozinha brasileiros estão entre os melhores do mundo
Cinco chefes de cozinha brasileiros figuram entre os 100 melhores do mundo. Foi o que trouxe a edição de 2021 do prêmio internacional “The Best Chef Awards”, organizado pela plataforma gastronômica The Best Chef e divulgado no último dia 15 de setembro, em Amsterdam, na Holanda.
Com a eleição, os gastrônomos brasileiros Alex Atala, Manu Buffara, Helena Rizzo, Jefferson Rueda e Rafa Costa e Silva entraram nesta seleta lista.
Mais bem colocado entre os brasileiros, o Chef Alex Atala iniciou o seu contato com a culinária ainda aos 19 anos, na França. No Brasil, utilizou os ingredientes e a cultura alimentar nacional para encantar quem prova seus pratos. Além de ser reconhecido nacionalmente, Atala participa de diversos eventos internacionais e ministra aulas em diversos países como Itália, Bélgica, França e Espanha.
Outra que ficou bem colocada no ranking foi a chef paranaense Manu Buffara. A profissional ainda levou o título de “Melhor Chef Fol-LOVERS Award”, que valoriza a opinião do público do site “The Best Chef” nas redes sociais. Buffara coleciona diversos prêmios nacionais e já trabalhou nos Estados Unidos, Itália e Dinamarca.
A lista ainda traz a gaúcha Helena Rizzo, jurada de um dos principais programas de gastronomia do país; o paulista Jefferson Rueda, que tem trabalhado na transformação de hábitos e costumes da alimentação popular no Brasil; e o carioca Rafa Costa e Silva, considerado um dos maiores chefes de sua geração e sendo reconhecido pela utilização de ingredientes orgânicos e frescos.
Criado em 2017, o “The Best Chef Awards” é um prêmio que busca destacar chefes de todo o mundo a partir da abordagem para a comida e o que a faz se destacar entre as demais.
Os selecionados são escolhidos a partir de uma lista com 200 indicados, sendo 100 “caras novas”, indicados através de um grupo de 100 profissionais anônimos que através de suas viagens vasculham o mundo e descobrem talentos.
Os profissionais incluem jornalistas de comida, críticos, blogueiros, fotógrafos e outras pessoas notáveis com amplo conhecimento. Todos eles são especialistas dentro da indústria e suas escolhas para cada um dos novos nomes vem com uma explicação sobre porque eles os recomendam.
Também o português Henrique Sá Pessoa (‘Alma’, Lisboa) ficou classificado em 38.º lugar, a maior entrada na tabela dos 100 distinguidos na lista dos “The Best Chef Awards”.
TURISMO GASTRONÔMICO
Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo.
No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao Brasil.
Oito em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo com visitantes internacionais (Demanda Turística Internacional).
“Nossa gastronomia é bem reconhecida pelos turistas estrangeiros. Oito em cada 10 aprovaram a culinária brasileira em 2019. E isso é motivo de alegria, pois além de todas as belezas naturais e culturais do Brasil, ainda temos como mola propulsora da nossa retomada este potencial gastronômico espalhado por todas as regiões brasileira”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…