Notícias
Cinco filmes de cineastas portuguesas chegam em 2022 à plataforma Netflix
Filmes de Catarina Vasconcelos, Raquel Castro, Margarida Gil, Marta Ribeiro e Maria Clara Escobar vão estrear-se em 2022, na plataforma de ‘streaming’ Netflix, no âmbito de uma parceria com a Academia Portuguesa de Cinema.
Os cinco filmes foram selecionados por um júri, a partir de uma convocatória lançada este ano pela academia e pela Netflix, destinada a dar mais visibilidade a mulheres portuguesas – ou com residência permanente em Portugal – que tenham estado envolvidas na produção, realização ou escrita de argumento.
Os filmes escolhidos são “A Metamorfose dos Pássaros”, de Catarina Vasconcelos, com Joana Gusmão na produção, “Soa”, de Raquel Castro, com argumento de Isabel Machado, produção de Joana Ferreira e Sara Simões, “Mar”, de Margarida Gil, com argumento de Rita Benis, e “Simon Chama”, de Marta Sousa Ribeiro, e produção de Joana Peralta.
A eles junta-se “Desterro”, da realizadora luso-brasileira Maria Clara Escobar.
A parceria prevê o licenciamento das longas-metragens à plataforma Netflix pelo período de um ano, estando a exibição prevista para 2022, “em data a anunciar”.
Segundo o regulamento, as candidatas associadas a cada um dos filmes selecionados vão receber 15.000 euros. No caso de haver mais do que uma candidata por filme selecionado, os 15.000 euros serão repartidos entre todas.
Em comunicado, a Academia Portuguesa de Cinema considera que as expectativas foram superadas, já que recebeu 31 candidaturas, referentes a longas-metragens finalizadas entre 2019 e 2020.
“Este é apenas um primeiro passo no caminho de uma maior representatividade e igualdade de oportunidades de mulheres no setor do cinema e audiovisual”, sublinhou a academia.
Os filmes foram escolhidos por Carla Chambel (vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Fátima Ribeiro (argumentista), Isadora Laban (Netflix Portugal e Espanha) e Tota Alves (argumentista).
A Netflix exibirá estes cinco filmes numa altura em que estará já em vigor em Portugal a legislação atualizada que transpõe uma diretiva europeia sobre cinema e audiovisual.
A regulamentação que atualiza a lei do cinema, para incluir a cobrança de novas taxas e obrigações de investimento no setor, nomeadamente de novos operadores como as plataformas de ‘streaming’, entra em vigor a 01 de janeiro de 2022.
No que toca a obrigações de investimento, para os operadores de serviços audiovisuais a pedido (como a Netflix) essas obrigações podem ter a forma de “promoção de obras cinematográficas e audiovisuais europeias e em língua portuguesa” nos respetivos catálogos.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…