Notícias
Comissão Nacional da UNESCO aprova candidatura de Couros em Guimarães a Patrimônio Mundial

A candidatura da zona de Couros, em Guimarães, a Patrimônio Mundial foi aprovada pela Comissão Nacional da UNESCO (CNU), anunciou nesta quinta-feira o presidente da câmara, seguindo-se nos próximos meses a apreciação por parte do júri internacional.
Durante a reunião do executivo camarário, Domingos Bragança (PS) revelou ter recebido um ofício da CNU, com sede no Ministério dos Negócios Estrangeiros, assinado pelo presidente, José Filipe Moraes Cabral, a dar conhecimento da entrega formal, no Centro Patrimônio Mundial, pela Missão Permanente de Portugal junto da UNESCO, do processo da candidatura do alargamento da área classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade à zona de Couros.
A próxima etapa do processo da candidatura, denominada de “Centro Histórico de Guimarães e Zona de Couros”, passará pela apreciação do júri internacional, que será efetuada na sede da UNESCO, em Paris, onde serão avaliadas propostas recebidas de todo o Mundo.
“No caso de sucesso nesta candidatura, Guimarães acrescentará 21 hectares aos 19 hectares do Centro Histórico de Guimarães já classificados, juntando uma área dedicada ao trabalho e à curtimenta de peles às áreas que outrora eram os centros militar e civil da cidade. A concretizar-se este desejo do Município, Guimarães será detentora de um dos maiores centros históricos classificados”, refere o município, em comunicado, entretanto divulgado.
Para o autarca de Guimarães, este é o culminar de um “aturado trabalho desenvolvido pelas equipas técnicas do município durante um largo período”, acreditando que a decisão final da UNESCO seja positiva.
“Depois de um denso e extenso processo substantivo e formal, de análise e avaliação de diversas entidades que se têm que pronunciar sobre a candidatura, em Portugal, concluíram-se todos os procedimentos de aprovação para que a UNESCO se possa pronunciar sobre a nossa candidatura. Uma candidatura que já mereceu os elogios por parte da Comissão Nacional da Unesco. Assumimos esta ambição e agora resta-nos aguardar pela decisão final que confiamos venha a ser favorável”, disse Domingos Bragança.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Dia da Comunidade Luso-Brasileira
Em 22 de abril celebra-se o Dia da Comunidade Luso-Brasileira,…
Revolução dos Cravos: quando Portugal escolheu a liberdade
No dia 25 de abril de 1974, Portugal amanheceu diferente.…
Casa de Portugal inaugura busto em homenagem a António dos Ramos
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e memórias, a…
Ciclo de “Conversas sobre abril”, sob a temática “Encontro com Natércia Salgueiro Maia”
Por motivo das comemorações dos 51 anos da Revolução dos…
Amanhã: novo episódio do podcast da Câmara!
A Câmara Portuguesa de São Paulo agora tem um podcast!…
Descubra o novo marco da arte e da sustentabilidade [Casa de Portugal]
A Casa de Portugal e a Câmara Portuguesa de São…
Museu da Língua Portuguesa (São Paulo) e Casa da América Latina (Lisboa) promovem II Diálogos Culturais Luso-Brasileiros com a participação das Ministras da Cultura do Brasil e de Portugal
Fortalecer a diplomacia cultural entre Brasil e Portugal, a fim…
Portugal e Brasil assinam acordos de cooperação nas áreas dos museus, língua e artes
Durante a Cimeira Brasil-Portugal são assinados “três acordos de cooperação”…
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…