home > notícias

ASSOCIADOS

12/01/2021

Uso da telemedicina cresce e se torna uma importante alternativa para manter a saúde em dia durante a pandemia [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]

O atendimento online tem sido amplamente usado por ser uma opção prática e segura para quem precisa de acompanhamento médico

Por conta da Covid-19, muitas pessoas estão inseguras em procurar algum tratamento médico, fazer exames ou voltar às consultas de rotina. Por isso, a telemedicina é uma alternativa segura para quem tem que cuidar da saúde física ou mental e manter os tratamentos de saúde e exames de rotina atualizados, principalmente em tempos de pandemia. "O serviço online é uma opção tão eficaz quanto um atendimento presencial, além de oferecer a praticidade do paciente não precisar se deslocar até o consultório", explica Fernanda Faro, endocrinologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Em tempos de pandemia, optar pela teleconsulta tem ajudado também os médicos a manterem o acompanhamento necessário dos pacientes e, o mais importante, com a mesma qualidade e cuidado que há em uma consulta em consultório. "E para o paciente há a vantagem de poder permanecer em casa, sem nenhum risco, enquanto segue recebendo os conselhos médicos necessários para não descuidar da saúde", explica Fernanda.

Segundo a médica, o serviço também pode ser utilizado por pacientes que precisam visitar um especialista com frequência como transplantados ou pessoas com doenças crônicas, por exemplo. "A telemedicina é uma grande aliada desses pacientes, permitindo que eles possam esclarecer dúvidas com os médicos, ajustar medicamentos e permanecer com os exames em dia. Ela é extremamente necessária para que as pessoas que precisam de um acompanhamento médico contínuo não negligenciem o tratamento por conta do isolamento social. Comorbidades como diabetes, hipertensão e doenças renais podem aumentar o risco de complicações da Covid-19, o que mostra a importância da teleconsulta nesse período", alerta a especialista.

Outro momento em que a médica recomenda que o paciente recorra ao serviço é quando apresentar sintomas agudos e dores consideráveis. "Quando percebemos que há algo de errado com nosso corpo é fundamental procurar um médico, pois quanto mais rapidamente detectamos alguma patologia, maiores são as chances de cura e sucesso do tratamento. A teleconsulta é uma alternativa que ganhou muita força durante a pandemia e tende a permanecer", pondera Fernanda.

Quem nunca utilizou o serviço e tem dúvidas com relação a como funcionam as solicitações de exames ou pedidos complementares, a médica esclarece que tudo é feito de forma simples e ágil. "Os processos de pedidos de exames, entrega de resultados e solicitações de receitas de medicamentos são simples e seguros e o paciente recebe tudo por SMS. Ao mesmo tempo, o médico tem acesso ao prontuário do paciente como se estivesse em um consultório", explica a especialista.

Telemedicina na BP

A BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um dos principais polos de saúde privados do País, e organizou o serviço de telemedicina como uma forma complementar os serviços já oferecidos aos pacientes. Eles podem dar continuidade aos tratamentos com conforto e a mesma qualidade que encontra em uma consulta presencial. A instituição possui ambulatórios dedicados a teleconsultas e disponibiliza especialistas em Cardiologia, Cardiologia Intervencionista, Clínica Médica, Pneumologia, Endocrinologia, Nefrologia e Geriatria. As consultas podem ser agendadas pelo telefone (11) 3505-1000 e o paciente conta com todo o suporte para o esclarecimento de dúvidas sobre o serviço.

Sobre a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
19/01/2021
Webinar: Fórum de Contabilidade Portugal-Brasil [Latourrette Consulting]
19/01/2021
Pipas deixaram mais de 450 mil clientes da EDP no Espírito Santo sem energia em 2020 [EDP]
19/01/2021
ITCMD: Como saber se estou pagando imposto a mais? [Azevedo Neto Advogados]
19/01/2021
Saiba se você tem direito à cidadania portuguesa via ascendência sefardita! [Eurocidadanias]
19/01/2021
Podcast – Markets Overview (Jan 11-15, 2021) [Bison Bank]
19/01/2021
Ranking RepScoreTM Mercado Segurador Brasil [On Strategy]