home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

05/04/2021

Portugal tem um reforço de 500 milhões de euros para seguros de crédito [Portugal]

Bruxelas aprovou esta quarta-feira o reforço do regime de seguro de crédito solicitado pelo Governo devido à contração económica e incertezas decorrentes do atual contexto da pandemia

A Comissão Europeia aprovou esta quarta-feira um reforço de 500 milhões de euros de seguros de crédito ao comércio em Portugal. O objetivo é apoiar as empresas e negócios face às incertezas decorrentes do atual contexto pandémico.

Em comunicado, Bruxelas sublinha que a medida do reforço de garantias estatais a seguros de crédito comercial visa "proteger as empresas que fornecem bens e serviços contra o risco de não pagamento pelos seus clientes”.

A aprovação da medida proposta pelo governo português e agora aprovada por Bruxelas tem em conta "as incertezas causadas pelo impacto económico prolongado do surto do coronavírus", assim como pelo facto de "as companhias de seguro privadas se terem tornado mais relutantes em oferecer cobertura de seguro suficiente aos vendedores”.

A Comissão Europeia sublinha ainda que este regime "ao complementar a cobertura de seguros privados, garante que o seguro de crédito comercial continua a estar disponível para todas as empresas, evitando a necessidade de os compradores de bens ou serviços pagarem antecipadamente, reduzindo assim as suas necessidades imediatas de liquidez”.

E conclui que esta medida se enquadra no Tratado da união Europeia e no quadro dos auxílios estatais temporários.

Fonte: Expresso

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
05/04/2021
Portugal bate recorde de exportação de gás natural em Março [Portugal]
05/04/2021
Balança comercial tem superávit de US$ 1,482 bilhão em março [Brasil]
05/04/2021
Portugal sobe 13 lugares na paridade homens-mulheres, em ano de regressão mundial [Portugal]
05/04/2021
Governo faz semana de leilões com expectativa de retorno de R$ 10 bi [Brasil]
05/04/2021
BC libera oficialmente transferências bancárias pelo WhatsApp [Brasil]
05/04/2021
Portugueses entregaram 565 mil declarações de IRS no primeiro dia [Portugal]