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Due diligence de terceiros – como mostrar a importância desta prática com baixos custos? [EthQuo Compliance e Tecnologia]
Os
relacionamentos com terceiros são da essência do ambiente corporativo. Não há organização que conduza negócios ou
interações institucionais sem a presença de terceiros – fornecedores, clientes,
prestadores de serviços, parceiros comerciais, patrocinados/patrocinadores,
governos, dentre outros. Esses terceiros podem ter vivenciado ou estar
vivenciando problemas reputacionais, financeiros, regulatórios ou legais,
capazes de impactar negativamente outras organizações, tanto aquelas com as
quais mantêm contato direto, como outras, com conexões mais distantes na cadeia
de valor.
Há vários exemplos no mundo
corporativo a comprovar que situações como uso de mão-de-obra escrava, casos de
corrupção, abuso econômico, infrações ambientais, fraudes financeiras, dentre
outras, dificilmente ficam restritas à empresa diretamente envolvida com o
problema e podem, portanto, contaminar significativamente um largo espectro de
organizações em um segmento econômico.
A diligência de integridade de
terceiros reúne um conjunto de ações que possibilitam à organização identificar
e qualificar os problemas associados aos terceiros, definir um conjunto de
respostas preventivas ou mitigatórias ajustado aos riscos observados e, com
isso reduzir a sua exposição a perdas e danos.
A implementação de um subsistema de governança que comporte uma
estrutura robusta de processos e pessoas dedicadas às práticas de due
diligence de terceiros é, portanto, de fundamental importância para
qualquer organização, mas, como todo projeto corporativo, pode encontrar
limitações orçamentárias e, até, de ordem cultural.
A boa notícia é que o mercado oferece
soluções tecnológicas que podem amenizar as constrições orçamentárias
tipicamente opostas a um projeto com este propósito. A má notícia é que, não raro, a cultura
organizacional oferece resistência às informações oriundas de uma prática de
diligência de integridade de terceiros, posto que podem ser interpretadas como
um obstáculo aos negócios.
Treinamento e incorporação de metas de
compliance nos critérios de avaliação de performance são as medidas
classicamente adotadas para impulsionar a absorção das práticas de diligência
de terceiros pelos públicos internos de uma organização. E a estas pode-se acrescentar uma
implementação gradual dessas práticas, começando com processos simples, que
permitam às pessoas da organização gradualmente incorporar conceitos e
compreender a importância de dar mais profundidade aos processos existentes, ao
longo do tempo. A implementação
gradativa tem se mostrado muito mais efetiva, de um ponto de vista de cultura
organizacional, do que outros modelos de projeto.
Sobre o tema, nossa experiência na
interação com o ambiente corporativo tem nos revelado que é relativamente baixo
o nível médio de conhecimento a respeito das atividades de pesquisa de
informações públicas sobre terceiros (normalmente referido como background
check ou KYC – Know Your Customer: uma parte central no processo de
diligência de integridade), bem como sua utilidade para identificar
riscos. E isso se dá porque, para o
público corporativo em geral, não é fácil tangibilizar o que significa fazer
uma pesquisa de background check e o que o seu conteúdo comporta.
A EthQuo decidiu reagir a este estado
de fato. Com o objetivo de quebrar a
barreira de conhecimento acerca dos processos de due diligence de
terceiros, decidimos oferecer ao público em geral a possibilidade, inteiramente
gratuita, de solicitar uma pesquisa simplificada de informações que
normalmente são buscadas em uma prática de background check ou KYC.
As Pesquisas gratuitas são oferecidas
pela EthQuo com o duplo propósito de divulgar a
importância da diligência de integridade de terceiros, como prática de
excelência na gestão de riscos, e de dar mais agilidade ao público em
geral, no acesso e compreensão de certas informações públicas. Com isto, pretendemos aumentar a visibilidade
dos benefícios que as práticas de governança podem proporcionar para o ambiente
de negócios, amplificando a sua utilização pelos diversos agentes do mercado, e
fornecendo um conteúdo de pesquisa que possa servir como primeiro passo das
organizações que estejam buscando robustecer seus processos de due diligence
de terceiros, tangibilizando o se conteúdo aos públicos internos.
Esta é uma forma de contribuirmos para um ambiente
de negócios cada vez mais ético, retornando valor à sociedade. E esperamos que seja de utilidade para sua
organização.
Desejando dar acesso ao “Dossiê Free” da EthQuo para
seus colaboradores, encontre o link em nossa página na internet: https://ethquo.com.br/. E boa
experiência!
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