Notícias
- Home
- Associados
- Educação e lusofonia – Amílcar Cabral [Colégio Português de São Paulo]
Educação e lusofonia – Amílcar Cabral [Colégio Português de São Paulo]

«A nossa própria realidade não pode ser transformada a não ser pelo seu conhecimento concreto». Amílcar CabralA Organização das Nações Unidades apresentou, em 2015, os Objetivos do Milênio, organizados naquilo que é conhecida como a Agenda 2030. Um dos objetivos para o desenvolvimento sustentável das nações é retratado, precisamente, na educação.
A Educação de Qualidade está refletida no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 e preconiza, entre outras metas: «assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade» e «substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento».
As exigências e demandas do mercado laboral, cada vez mais globalizado, incrementam a necessidade de um investimento sério na Educação, o qual deve iniciar-se no ensino pré-escolar e deve prolongar-se até aos estudos pós-doutorais; os Estados deverão proceder a uma aplicação sistemática, metódica e valorosa, dos seus recursos, quer sejam materiais, financeiros, humanos e infraestruturais, para alcançar os resultados propostos e lograr um desenvolvimento sustentável tendo, como um dos pilares, a Educação.
A contrapor ao reconhecimento de tais necessidades, encontra-se a limitação dos recursos, os quais, em alguns casos podem ser mais escassos que em outros.
A existência de uma língua comum e de um espaço de interculturalidade na lusofonia torna-a um terreno perfeito para que cada nação beneficie dos recursos dos outros países irmãos, nomeadamente através do estabelecimento de parcerias estreitas entre as mais jovens experiências de ensino superior e a longevidade das instituições de ensino superior em Portugal – cuja universidade mais antiga fora fundada em 1290.
Será, ainda, possível utilizar a proficiência, a nível de investigação e produção científica do Brasil – o qual atingiu os 72 mil artigos, no ano de 2017, às demandas de pesquisa e de estudos acadêmicos em variadíssimos pontos do mundo lusófono, aumentando o impacto e o alcance dos primeiros.
O intercâmbio de recursos físicos e bibliográficos, a mobilidade de estudantes, docentes e corpo não docente das escolas serão ainda mais coadjuvadas pela utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação, as quais, rompidas as barreiras linguísticas, dissiparão alguns limites geográficos.
Fonte: O Imparcial
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Acompanhe na CNN a nova coluna de José Manuel Diogo [Vogue Homes]
A partir de agora, todos sábados, quando acordares, terás na…
Cidadania Portuguesa para Investidores: Transformando seu Investimento em um Passaporte Português [Start! Be Global]
Obter a cidadania portuguesa por meio do investimento é uma…
Bison Bank reconhecido como Great Place to Work [Bison Bank]
O Bison Bank foi distinguido com a certificação Great Place…
Financiamento Imobiliário em Portugal: Adquira seu Imóvel sem sair de casa [LCM International Realty]
Está pensando em adquirir um imóvel financiado em Portugal, mas…
Mudança na Liderança da Teleperformance no Brasil [Teleperformance Brasil]
A TP no Brasil, subsidiária da líder global em serviços…
TAP. Portugal voando há 80 anos [Tap Air Portugal]
Há 80 anos, descolámos pela primeira vez, levando Portugal mais…
Alinhe seus talentos e aumente seu impacto em 2025! [Virgínia Haag]
O ano já começou de verdade, e agora é o…
O Luxo do Tempo: Como A The Life Curators Transforma o Seu Tempo em Valor Real [The Life Curators]
Em um mundo cada vez mais acelerado, a verdadeira medida…
Asset Location [Lifetime Investimentos]
Uma das perguntas mais comuns entre os investidores é: em…
Converse com Tiago Prandi: Um Café Online para Investidores Imobiliários [Conexão Europa Imóveis]
A maioria dos investidores que querem comprar um imóvel para…
A entrega do produto é responsabilidade do fabricante ou comerciante? A importância dos contratos nas relações de consumo [KR Law]
A não entrega de um produto pode gerar grande frustração…
A Transformação Digital na Saúde, Educação e Segurança: O Papel da Tecnologia na Construção de Ambientes Inteligentes [Teltex]
A digitalização dos serviços essenciais tornou-se uma realidade inevitável. Saúde,…