Notícias
Em Óbidos, Mercado Medieval visitado por 150 mil pessoas em 11 dias
Em Leiria, o Mercado Medieval de Óbidos atraiu cerca de 150 mil pessoas à vila durante os 11 dias do evento, que contou com a participação voluntária de aproximadamente 10% da população, segundo o balanço divulgado pela câmara.
Depois da parada de dois anos, devido à pandemia de covid-19, o certame voltou a realizar-se na vila de Óbidos, no distrito de Leiria, numa edição que retomou o formato de abertura continua e que recebeu, entre os dias 21 e 31 de julho, cerca de 150 mil visitantes, registrando uma subida de 50 mil pessoas relativamente à edição de 2019.
“O balanço é claramente positivo”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, citado numa nota à imprensa sobre a edição de 2022 do Mercado Medieval, marcada por “algumas alterações e novidades”, que, a seu ver, provaram ser “uma grande mais-valia”.
O evento contou este ano com uma parceria com a associação Ofícios com História e a curadoria de Edgar Silva que, segundo o autarca, “contribuiu consideravelmente na componente de valorização e recriação histórica do evento” e que deverá ser aprofundada em próximas edições.
No balanço, o autarca destaca ainda “a grande participação das coletividades do concelho, que asseguraram as famosas tabernas e que, mais uma vez, foram essenciais para o sucesso do evento, onde foi notório um envolvimento muito considerável das pessoas”.
Segundo Filipe Daniel, “cerca de mil voluntários, praticamente 10% da população, marcaram presença no evento”, no qual as tasquinhas são dinamizadas pelas coletividades e associações de todas a freguesias, o que se traduz numa “mais-valia em termos de receita arrecadada”.
A edição que teve como tema “Festas, Romarias e Peregrinações” teve como grande enfoque o casamento entre D. Afonso e Dona Urraca de Castela, que recebeu, como dote, a valiosa vila de Óbidos, dando início à “Casa das Rainhas”.
O certame teve este ano um orçamento de 350 mil euros, mais 150 mil euros do que nas edições anteriores, e juntou 25 associações e mais de 70 mercadores nas tasquinhas e tendas de vendas.
O programa de animação movimentou 12 grupos de música, 10 grupos de teatro, seis grupos de dança, quatro grupos de artes circenses, três acampamentos (militar, civil e religioso), 20 mestres e ofícios, uma granja com mais de 20 animais e uma equipa de 50 animadores de rua que, oriundos de vários pontos do país participaram numa residência artística promovida pela organização e coordenada pela Ofícios com História, entidade formadora e curadora desta edição.
O Mercado Medieval de Óbidos teve a sua primeira edição em 2002 e é organizado pela empresa municipal Óbidos Criativa.
Festa da História
Entre os eventos que remontam épocas antigas em Portugal, está também a Festa da História que regressa no segundo fim de semana de agosto ao Castelo de Bragança com a recriação da retoma da cidade aos espanhóis, cenários medievais e atividades para todas as idades.
Depois de dois anos, o Castelo de Bragança volta a acolher a festa que recria momentos históricos da cidade, nesta edição com destaque para o Tratado de Alcoutim, celebrado entre portugueses e espanhóis, em 1371.
A festa gira em torno da recriação “do cerco de Bragança pelas tropas castelhanas e a retoma da sua posse”, através do Tratado de Paz que devolveu Bragança às mãos de D. Fernando, como divulga, em comunicado, a Câmara Municipal, promotora do evento que decorre entre 12 e 15 de agosto.
Com entrada livre, o castelo de Bragança é palco durante quatro dias de “música, teatro, danças do povo, histórias para crianças e graúdos, marionetas, artes circenses, esgrima medieval, oficinas de tecelagem, demonstrações de falcoaria, o bobo e o cortejo oficial”.
Para proporcionar uma “experiência realista” aos visitantes, haverá um posto de controle com soldados a controlar quem pode passar para lá das muralhas.
Dentro do castelo, a recriação histórica passa pela “rua do Restolho, onde decorre o mercado, pela “rua dos Larápios, onde se escondem os foragidos às autoridades e onde as classes sociais mais desfavorecidas vão surpreender os visitantes com ações inesperadas”.
Na praça central serão “comercializados e trocados os produtos produzidos pelos artesãos”, enquanto na “praça do Sustento, onde vai ser possível confraternizar, beber e degustar as mais variadas iguarias”.
A festa terá ainda o largo da Feira para a comercialização de produtos e um beco Oculto, onde se encontra uma “vidente”.
O município salienta que a Festa da História proporciona a quem a visita uma viagem por “momentos históricos passados na região ou inspirados no seu extraordinário patrimônio simbólico, nomeadamente na tradição oral”.
De 12 a 14 de agosto haverá diariamente um torneio medieval no Castelo de Bragança, considerado um dos mais bem preservados de Portugal.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…