Notícias
Espaço Talante homenageia Bicentenário da Independência do Brasil com artes
O próximo dia 7 de setembro marca os 200 anos que o Brasil tornou-se independente. No âmbito da celebração do bicentenário e para estreitar ainda mais os laços históricos entre portugueses e brasileiros, em Lisboa o Espaço Talante, em parceria com a plataforma Antro Positivo, terá uma programação especial, com leitura, exposição, música e videoarte, entre outras atividades.
O centro cultural fica dentro da livraria Ler Devagar, na LX Factory, e é focado em artistas lusófonos. As atividades começam a partir das 18h.
O ator e curador do Espaço Talante Antonio Grassi fará uma leitura da peça “Colônia”, de Gustavo Colombini, e contará com as ilustres participações das escritoras Tatiana Salém Levy e Márcia Tiburi. A obra foi considerada uma das melhores peças do ano de 2018 pelo Jornal Estado de São Paulo, além de ter sido indicada ao Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte – e ter conseguido boa repercussão no circuitos das artes cênicas no Brasil e no exterior, como o Festival Santiago Off, no Chile e o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, em Portugal.
Na fotografia, o centro cultural apresentará um coletivo de fotografias com um olhar sobre o Brasil pelas lentes e obras de três grandes artistas. Pat Cividanes traz uma série que precede a pandemia da Covid-19, e aborda as diversas toxicidades do mundo contemporâneo. Ciça Castello, também curadora do Espaço Talante, traz obras de suas exposições em Minas Gerais e Rio de Janeiro, enquanto Luiza Baldan mostrará trabalhos que apresentou em Veneza, São Paulo e Rio de Janeiro.
Eduardo Fukushima e August Severin levam a videoarte para a LX Factory com seu trabalho “Cantos”. Laura Vinci e Joana Porto vão apresentar “Matheus e Januário”, enquanto o Bomber Crew mostrará a obra “Vapor – 1. Estado de Guerra; 2. Brasa”.
O espaço ainda abrigará uma exposição das obras de René Machado, Thiago Gadelha e Ícaro Lira, receberá a arte digital de Antônia Figueiredo e os bordados de Monica Figueiredo.
Para animar ainda mais o espaço, haverá um pequeno concerto de Julio Marotta e Adolfo Lothar, além de uma apresentação do DJ Edu Santos.
SOBRE O ESPAÇO TALANTE
O Espaço Talante é uma casa de cultura essencialmente da língua portuguesa e que tem como objetivo juntar em todos os tipos de artes, o que há de melhor do idioma que aproxima Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e Moçambique. O Espaço Talante fica dentro da livraria Ler Devagar, na LX Factory. A curadoria do centro cultural é de Antonio Grassi e Ciça Castello.
CURADORES
Antonio Grassi foi o diretor presidente do Instituto Inhotim até o início de 2022. Além de sua larga experiência no teatro, cinema e televisão, Antonio Grassi foi secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, conselheiro do conselho diretor do Fórum Cultural Mundial e presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), braço cultural do Ministério da Cultura do Brasil. Na Funarte, foi o responsável por importantes projetos nas artes cênicas, visuais e musicais, além de outros programas integrados no período de 2003 a 2006 e 2010 a 2013. No âmbito internacional, foi o idealizador do Espaço Brasil (Marais/Paris) no ano do Brasil na França (2005), criador junto ao Instituto Camões e Instituto das Artes de Portugal do prêmio de dramaturgia luso-brasileira “Antonio José da Silva”, responsável pela presença brasileira no Festival Internacional Tchecov em Moscou (2005) e a Estação de teatro russo no Brasil (2006). Foi o curador da participação brasileira em duas edições da Quadrienal de Praga, tendo conquistado a Triga de Ouro – prêmio máximo da mostra, em 2011.
Por reconhecimento ao seu trabalho foi condecorado com a medalha de Honra da Inconfidência, em Minas Gerais, e a medalha Pedro Ernesto, na cidade do Rio de Janeiro. No exterior foi o curador da mostra de vídeos brasileiros na Amazon Week (World Trade Center, Nova Iorque, 1996), também participou como representante do governo brasileiro no Fórum Universal das Culturas (Barcelona, 2004), palestrou no encontro da “Red interlocal de cidades Ibero americanas para la cultura” (Buenos Aires, 2005), além de ter sido expositor e palestrante no painel “Global perspectives for cultural diplomacy and exchange” (Association of Performing Arts, Nova Iorque, 2006) e no Broward Center Performing Arts (Fort Lauderdale, 2006). Grassi ainda trabalhou como comissário do Ano do Brasil em Portugal (2012) e coordenador da programação cultural na participação do Brasil na Feira de Frankfurt (2013).
No teatro, teve presença marcante, como ator e diretor. Antonio Grassi é popularmente conhecido no Brasil e em Portugal por seu trabalho em mais de 30 programas, incluindo seriados, minisséries, telenovelas e programas especiais. Em 2020, foi indicado ao Prêmio APCA como melhor ator de televisão pela série “Bom Dia, Veronica”, da Netflix.
Ciça Castello trabalha como fotógrafa e produtora de elenco há 20 anos e foi responsável por elencos no cinema brasileiro de grandes filmes como “O Palhaço”, de Selton Mello, “Amor?”, de João Jardim, “Dois Filhos de Francisco”, de Breno Silveira, além de séries na televisão como “Amores Roubados”, “O Rebu” e “Canto da Sereia, da TV Globo, entre outras produções.
Em paralelo ao trabalho na produção de elenco, Ciça desenvolveu seu trabalho na fotografia. Seu início na fotografia foi com Walter Firmo, em 1999, quando teve contato pela primeira vez com as técnicas fotográficas. Aprendeu composição, cores e o uso de luz e sombra. Walter incentivou seu olhar pessoal, não permitindo que se limitasse apenas às técnicas. Ampliou seu olhar artístico e livre das imagens e durante o trabalho de produção de elenco conviveu com a fotografia em produções de áudio visual, o que a levou conhecer e a aprimorar os usos da luz, da cor e da composição. Viagens de turismo e trabalho ampliaram seu interesse por diversas culturas, paisagens e, mais, por luzes e sombras singulares de cada lugar visitado. Após sua mudança para Brumadinho, em 2015, e de intensa vivência em Inhotim, amadureceu a ideia de expor seu olhar.
ESPAÇO TALANTE LISBOA
Local: Ler Devagar – LX Factory
Morada: Rua Rodrigues Faria, 103, ed. G 0.3 / 1300-501
Horário de Funcionamento: terça a domingo das 14hs às 18:30hs
Programação Dia da Independência: a partir das 18h
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…