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Especialistas defendem que Brasil e Portugal estão a evoluir no comercial
Portugal e Brasil mantêm uma relação comercial marcada por oportunidades promissoras, assentes em laços históricos e culturais que facilitam a troca e a colaboração. Nos últimos anos, diversos setores têm se destacado como áreas de interesse mútuo. Empresas brasileiras investem em território português, aproveitando o acesso à União Europeia, enquanto as empresas portuguesas vislumbram o mercado brasileiro como um potencial impulsionador de crescimento, de olhos postos num mercado gigantesco.
Portugal e Brasil mantêm uma relação comercial marcada por oportunidades promissoras, assentes em laços históricos e culturais que facilitam a troca e a colaboração. Nos últimos anos, diversos setores têm se destacado como áreas de interesse mútuo. Empresas brasileiras investem em território português, aproveitando o acesso à União Europeia, enquanto as empresas portuguesas vislumbram o mercado brasileiro como um potencial impulsionador de crescimento, de olhos postos num mercado gigantesco.
Se existem oportunidades, existem também dificuldades a serem superadas. A língua comum e o entendimento cultural são fatores que proporcionam uma base sólida para o incremento dessas parcerias comerciais. Mas a falta de informação adequada é apontada por especialistas como um “gargalo” longe de ser ultrapassado. A partir deste ponto, o diálogo entre as duas nações deve ser reforçado e ampliado, numa aposta entre ambas as nações na busca por políticas que incentivem a inovação, a desburocratização e a facilitação de investimentos bilaterais.
Prova desse esforço passa pelo raio-x do balanço comercial entre Brasil e Portugal, que tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, mas com um enorme potencial ainda a ser explorado. Em 2023, o Brasil registou um superávit recorde de cerca de US$ 98,84 mil milhões na balança comercial total, impulsionado principalmente pelo aumento nas exportações e pela redução nas importações.
Segundo Otacílio Soares, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB), “as oportunidades entre Brasil e Portugal no campo comercial são vastas e diversificadas, especialmente à luz das transformações económicas globais e das iniciativas bilaterais”.
“Ambos os países têm explorado setores estratégicos, com destaque para tecnologia, energias renováveis, agroindústria e economia digital. No Brasil, o agronegócio continua a ser uma potência, e Portugal, com a sua localização estratégica na União Europeia, pode se tornar num hub essencial para a exportação de produtos brasileiros para mercados europeus e além. Além disso, temos visto um grande interesse por parte de empresas portuguesas em investir no Brasil, principalmente em áreas como infraestrutura, mobilidade urbana e projetos de sustentabilidade”, defendeu este responsável.
Outro setor em crescimento, de acordo com Otacílio, “é o da inovação tecnológica e startups”.
“Portugal tem se destacado como um polo de inovação na Europa, com eventos globais como o Web Summit, e isso atrai cada vez mais empreendedores brasileiros que buscam um ambiente propício para desenvolver as suas ideias e expandir as suas empresas internacionalmente. Da mesma forma, empresas portuguesas encontram no Brasil um grande potencial de expansão, especialmente em áreas como tecnologias de informação, energias renováveis e turismo”, sublinhou.
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