Notícias
Estremoz ganha centro dedicado aos bonecos, Patrimônio Imaterial da região
Um centro interpretativo dedicado aos bonecos de Estremoz, cuja produção é Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO, vai abrir nesta cidade alentejana, para valorizar esta técnica artesanal, o figurado em barro e os próprios artesãos.
A inauguração do novo equipamento, que “nasce” no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, está marcada para 09 de agosto, às 11:00, revelou hoje à agência Lusa a vereadora da Cultura na Câmara de Estremoz, Márcia Oliveira.
A autarca, também vice-presidente do município, explicou que o denominado Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz vai ser um local de concentração de atividades ligadas a estes bonecos feitos em barro.
“Quem visitar Estremoz terá oportunidade, naquele espaço, de conhecer a técnica única de produção dos bonecos e a história desta arte, bem como ver ao vivo os artesãos a modelar os mesmos”, indicou.
Os visitantes vão poder também ver bonecos dos diferentes artesãos, já que, para o efeito, foram adquiridos mais de 200 bonecos, de produção atual, a todos os barristas certificados em atividade.
“O objetivo principal passa por colocar o foco no presente e futuro do boneco de Estremoz” e a exposição que vai estar patente no centro “foi idealizada para ser dinâmica nos conteúdos e apresentação do figurado”, realçou Márcia Oliveira.
A Produção de Figurado em Barro de Estremoz, conhecida como bonecos de Estremoz, foi classificada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em dezembro de 2017.
O centro interpretativo resulta de um investimento de 258 mil euros, financiado em 70% através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Turismo de Portugal.
Segundo a vereadora, neste novo espaço, procura-se dar “destaque aos produtores, no fundo os grandes protagonistas desta história multissecular” e cujo trabalho permitiu que ainda hoje “se possa desfrutar desta tradição artesanal”.
“Valorizar as pessoas e não apenas a sua produção, é um dos grandes objetivos do projeto”, salientou.
A exposição que vai estar patente no equipamento inclui uma ala dedicada exclusivamente ao percurso cronológico da produção do figurado e seus produtores, enquanto, num noutro espaço, vão estar representadas as temáticas e diversas tipologias de peças.
Várias atividades vão ser desenvolvidas no centro, como a feitura dos bonecos pelos artesãos, exposições e iniciativas de caráter educativo: “Os artesãos serão convidados” e, “sempre que queiram, vão poder trabalhar ao vivo”, disse a vereadora.
A câmara tenciona também que este seja “um centro de atração para novos artesãos”, visto que, “com as atividades educativas que vão decorrer, praticamente em permanência, também os jovens poderão experimentar a arte”.
“O plano de salvaguarda e o reconhecimento dos bonecos de Estremoz como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade tinham este objetivo de atrair mais artesãos para a arte”, para procurar evitar que esta “corra o risco de desaparecer”, assinalou.
No dia 09 de agosto, vai ser inaugurado no mesmo edifício um laboratório de investigação, conservação e restauro dos bonecos de Estremoz, criado em “estreita parceria”com o Centro Hércules da Universidade de Évora.
Os bonecos de Estremoz pertencem a uma arte de caráter popular, com mais de 300 anos de história, tendo sido o primeiro figurado do mundo a merecer a distinção de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, na sequência da candidatura do município.
Com mais de uma centena de figuras diferentes inventariadas, a arte, a que se dedicam vários artesãos do concelho, consiste na modelação de uma figura em barro cozido, policromado e efetuada manualmente, segundo uma técnica com origem pelo menos no século XVII.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…