Notícias
Exposição “Universidade de Coimbra e a independência do Brasil” no programa do Bicentenário
Música, teatro, literatura e exposições compõem o programa multidisciplinar de comemoração do bicentenário da independência do Brasil, que a Universidade de Coimbra organiza a partir de 7 de setembro. A série de eventos, com arranque na data que marca oficialmente a data “acentua a ligação centenária entre a UC e a pátria brasileira” divulga a instituição.
A Universidade de Coimbra recebe estudantes naturais do Brasil desde meados do século XVI e está umbilicalmente ligada à história do país sul-americano: dela se diz que foi fundamental para que a pátria brasileira nascesse e crescesse una e indivisa. Enquanto, na América Latina de domínio espanhol, as elites formadas em 25 universidades distintas deram origem a 18 novos países no decurso do século XIX, as 19 Capitanias-Gerais do território português na América do Sul mantiveram-se unidas, pois a grande maioria das suas elites (71,8% dos Ministros, Senadores e Conselheiros brasileiros entre 1822 e 1831) tinha estudado em Coimbra, na única instituição de ensino superior em funcionamento permanente no “império português” até 1911.
Duzentos anos depois, a ligação mantém-se, com os alunos e alunas brasileiros/as a representarem cerca de 10% da comunidade estudantil da UC, considerada a maior universidade “brasileira” fora do Brasil.
É essa relação com passado, presente e futuro, que se vai celebrar com um programa cultural multifacetado: “Celebrar o bicentenário da independência do Brasil é, para a UC, celebrar a própria essência da centralidade que a lusofonia ocupa na sua missão institucional, é dar corpo, voz, cor e alma ao ímpeto criador que une povos irmãos banhados pelo calor da mesma luz poética”, declara o Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.
Na próxima quarta-feira, 7, a partir das 15h00, a Sala do Senado [local sujeito a confirmação] recebe a apresentação do livro “Camões e Lusíadas”, por Antônio Ricardo Accioly Campos, Presidente da Fundação Joaquim Nabuco.
Segue-se-lhe um dos pontos altos do programa: pelas 18h00, é inaugurada, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), a exposição “A Universidade de Coimbra e a independência do Brasil”, que reúne os registos documentais e bibliográficos desta relação centenária (espólio da Biblioteca Geral e do Arquivo da UC), incluindo um vasto acervo de imprensa oitocentista e outros documentos históricos, como a matrícula do primeiro aluno com registo “natural do Brasil” a estudar na Universidade de Coimbra – Manuel de Paiva Cabral, que frequentou a UC entre 1574 e 1586.
A mostra – com coordenação do Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e do Diretor da BGUC, João Gouveia Monteiro, e curadoria de Ana Maria Leitão Bandeira e António Eugénio Maia do Amaral – fica patente até 30 de setembro (mediante marcação prévia, para visitas de grupo). “Após ter sido exibida no Recife, esta riquíssima mostra organizada pela Biblioteca Geral e pelo Arquivo da UC será finalmente inaugurada em Coimbra, com a presença de parceiros como o Presidente da Fundação Joaquim Nabuco. Será mais um marco na promoção do diálogo e da cooperação entre Brasil e Portugal, imagem de marca da nossa Universidade”, afirma João Nuno Calvão da Silva.
Também na quarta-feira, 7, pelas 18h30, a UC organiza no Museu Nacional Machado de Castro um concerto de homenagem a Antônio Carlos Jobim (1927-1994). O espetáculo, promovido em parceria com o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, fica a cargo do projeto Remember Jazz, quarteto de jazz e voz que reinterpreta o legado musical do lendário cantautor brasileiro, mais conhecido por Tom Jobim.
O projeto “Remember Jobim” nasce em 2019 a propósito do 25º aniversário da morte de Jobim. Idealizado pelo trompetista António José Morais, “Remember Jobim” pretende homenagear Tom Jobim e o seu legado musical, conferindo às suas composições uma roupagem mais jazzística e criando espaço para a improvisação. Fazem parte do seu repertório temas como “Retrato a Preto e Branco”, “Imagina”, “Desafinado”, “A Felicidade”, “Chega de Saudade”, “Samba do Avião”, “Por Causa de Vocês”, entre outros.
Noutros palcos, o dia 7 marca igualmente o arranque da Mostra São Palco – Festival de Teatro Brasileiro em Portugal, um projeto do Teatrão ao qual a Universidade de Coimbra se associa através do Teatro Académico Gil Vicente (TAGV). O ciclo teatral, com curadoria de Jorge Louraço Figueira, envolve uma série de eventos – entre espetáculos, conversas, conferências e oficinas – em várias cidades, e inicia-se às 21h30 com a subida ao palco do TAGV, d“A Invenção do Nordeste”, pelo Grupo Carmin.
O programa da Mostra São Palco no TAGV, e também no Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras (IEB) da Faculdade de Letras da UC , inclui ainda a peça teatral “Lugar Nenhum”, pela Companhia de Latão (dia 23, 20h00), e conversas pós-espetáculos, conferências, mesas-redondas e oficinas, que vão decorrer até meados de outubro.
Também para meados de setembro (data a anunciar brevemente) está prevista a inauguração, no átrio do Student Hub, de mais uma exposição sobre a relação centenária entre a UC e o Brasil, com objetos do espólio do Museu da Ciência.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…