Notícias
Fado à janela nos bairros de Lisboa antecipa festival Santa Casa Alfama
O Festival Santa Casa Alfama, que se realiza nos dias 24 e 25 de setembro, em Lisboa, promove espetáculos de “fado à janela”, de 11 de junho e 16 de julho, nos “bairros mais emblemáticos da cidade”, anunciou a organização.
“Castelo, Alfama, Terreiro do Paço, Mouraria, Graça e Bairro Alto” são os bairros que vão acolher os espetáculos de “fado à janela”, sempre pelas 17:00, a partir de 11 de junho, no início do fim de semana chave do tradicional mês das Festas de Lisboa.
A série é aberta por Conceição Ribeiro, no dia 11, no Castelo, seguindo-se, no dia 18 de junho, “o príncipe do Fado”, Artur Batalha, vencedor da Grande Noite do Fado no Coliseu dos Recreios, em 1971, que canta no “Seu” bairro, Alfama, antecedendo o “fado à janela” de Maura Airez, no Terreiro do Paço, no dia 25 de junho.
No dia 02 de julho, Jaime Dias canta no bairro da Mouraria, seguindo-se, no dia 09, Pedro Galveias, na Graça, e, finalmente, no dia 16, Natalino de Jesus, com 35 anos de carreira, no Bairro Alto.
A nona edição do festival de fado Santa Casa Alfama, em Lisboa, realiza-se nos dias 24 e 25 de setembro, e vai homenagear Carlos do Carmo, fadista que morreu no passado dia 01 de janeiro, com todos os participantes a incluir um fado do repertório do criador de “Os Putos”, nas suas atuações.
Outra homenagem no palco principal do Santa Casa Alfama, virado ao rio Tejo, é um espetáculo, no dia 25, com produção do fadista Marco Rodrigues, que gravou com Carlos Carmo “O Homem do Saldanha” (de A.C. Firmino e Tiago Machado).
Neste espetáculo vão participar Camané, Ricardo Ribeiro, Maria da Fé, Sara Correia, Paulo de Carvalho, autor de alguns temas do repertório de Carmo, e o filho do fadista, Gil do Carmo, acompanhados pelos músicos José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença, na viola, e Marino de Freitas, na viola baixo.
No ano passado, o festival, por questões de segurança, em relação à pandemia, só teve 50% da lotação, mas este ano, “respeitando as regras sanitárias, como o uso de máscara, a colocação de postos de desinfetação e porque, sendo em final de setembro, já se espera ter sido atingida a imunidade de grupo, a expectativa é que se possa atingir os 75% da lotação”, disse à agência Lusa o promotor Luís Montez, da organização, quando do anúncio do festival, no passado dia 20.
Luís Montez disse que o festival “é uma oportunidade de conhecer um bairro histórico da capital com a sua melhor banda sonora: o fado, género popular e transversal”.
O terminal de cruzeiros é um dos palcos, onde se realizará uma exposição sobre Carlos do Carmo, em parceria com o Museu do Fado, e se exibirá na fachada um espetáculo de ‘videomapping’ sobre o criador de ““Canoas do Tejo”.
“Trem desmantelado”, “Bairro Alto”, “Fado dos Cheirinhos”, “Fado do Campo Grande”, “Fado Excursionista”, “Pontas Soltas”, “Lisboa, Menina e Moça”, desde a sua morte hino da cidade, são alguns dos êxitos de Carlos do Carmo.
Da programação do festival também já e conhecida a participação do jovem fadista Miguel Moura, que foi uma das presenças no Palco Futuro, na edição de 2020.
O Festival tem uma lotação prevista de 4.000 pessoas. O preço do bilhete diário é de 20 euros e o passe para os dois dias custa 30 euros, se adquiridos até 30 de agosto.
Sobem a 25 e 35 euros, respetivamente, entre 01 e 23 de setembro, e a 30 e 40 euros, do mesmo modo, nos dias do festival.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…