Notícias
Festival Internacional de Chocolate de Óbidos arranca no dia 01 de março
O Festival Internacional de Óbidos vai decorrer na vila entre os dias 01 e 17 de março, numa edição dedicada à “Portugalidade” e que terá este ano um espaço dedicado aos animais.
A 21.ª edição o festival aposta em “proporcionar uma experiência agradável para todos os membros da família, incluindo os de quatro patas”, divulgou hoje a Câmara de Óbidos, explicando que entre as novidades do certame está “uma área dedicada ao ‘petsitting’[cuidar temporariamente do animal de estimação de outra pessoa]”.
Num comunicado sobre o evento, que atrai anualmente milhares de famílias à vila do distrito de Leiria, a autarquia informa que “os visitantes podem trazer os seus animais de estimação e desfrutar do festival com a tranquilidade de saber que os seus ‘patudos’ estão bem cuidados por profissionais experientes”.
Considerada “uma das atrações mais emocionantes” do festival, a exposição de esculturas de chocolate promete este ano “obras de arte impressionantes, inteiramente feitas de chocolate”, criadas pelos ‘chefs chocolatiers’ Francisco Siopa, Jorge Cardoso, Lluc Cruselas e José Maria Ribé, entre outros.
A mostra irá contar com “réplicas intrincadas de monumentos locais” e “criações fantásticas inspiradas na imaginação”, entre as esculturas que “certamente vão deslumbrar os visitantes”, indica ainda o município.
Na edição 2024, o evento voltará também a contar com uma área dedicada aos mais pequenos que, segundo a organização, ali encontrarão “a oportunidade de se tornarem verdadeiros mestres ‘chocolatiers’”.
Neste espaço, as crianças poderão dedicar-se a atividades interativas, como criar uma peça em chocolate e decorá-la, ou participar em atividades para toda a família com jogos, ‘quizz’, lendas e contos tradicionais portugueses.
O festival promete ainda uma programação cultural diversificada “para entreter os visitantes de todas as idades”, incluindo apresentações musicais ao vivo, demonstrações de dança e performances teatrais, entre outras iniciativas.
Na vertente mais formativa, o festival será ainda palco de concursos para os grandes apreciadores de chocolate.
Os visitantes serão também convidados a participar em competições de degustação, onde poderão provar e avaliar uma variedade de criações de chocolate, desde trufas, bombons, ‘cocktails’ e até bolos elaborados.
Os vencedores “serão premiados pelo reconhecimento das suas proezas culinárias diante de uma plateia que estará atenta”, lê-se na nota da autarquia.
O Festival Internacional de Chocolate é um evento anual cuja primeira edição aconteceu em 2002 e que, de acordo com a organização, tem como objetivo “promover a comunidade local, oferecer experiências únicas aos visitantes e apoiar os ‘chocolatiers’ talentosos e pasteleiros da região e do país, bem como funcionar como uma montra do que de melhor se faz em Portugal e no mundo”.
O festival estará aberto ao público de sexta-feira a domingo.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…