Notícias
Festival Literário do Interior arranca com iniciativas em sete concelhos
O festival, que decorre de 17 a 20 de junho, mas com iniciativas que precedem e sucedem essas datas, vai realizar-se em Arganil, Condeixa-a-Nova, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande e Tábua, afirmou hoje a coordenadora do FLII – Palavras de Fogo, Ana Filomena Amaral, na sessão de apresentação que realizou-se na sede da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG).
A quarta edição do certame tem como subtema “Literatura, cidadania e liberdade”, homenageando os escritores Manuel Alegre, Maria Teresa Horta e Carlos de Oliveira.
“Achamos que este ano é a prova de que vamos poder continuar a existir, porque quem sobrevive dois anos a uma pandemia sobrevive a tudo o resto”, salientou Ana Filomena Amaral, referindo que todos os eventos serão presenciais, seguindo as regras sanitárias devido à covid-19, havendo ainda algumas sessões que terão também transmissão digital.
Este ano, o festival conta com Ricardo Fonseca da Mota, de Tábua, como escritor residente do evento, avançou.
A sessão inaugural do festival vai decorrer em Pedrógão Grande, seguindo-se uma palestra de Paulo Mourão, intitulada “Manuel Alegre – Canto, cidadania”.
Exposições, apresentação de livros, debates, momentos musicais e leituras em ambiente escolar são algumas das propostas do festival.
Durante a conferência de imprensa, Ana Filomena Amaral notou que, apesar de pedidos de apoio junto do Governo, a Arte-Via Cooperativa (que tem sede na Lousã que promove o festival) não recebeu “qualquer resposta de nenhum organismo estatal”.
“Num ano em que tanto querem garantir cultura, não tivemos sequer resposta das entidades estatais”, criticou, salientando, no entanto, que o interior “já tem uma aprendizagem muito grande” e que não será a falta dos apoios que faça com que o festival desista.
A vice-presidente da Câmara de Arganil, Paula Dinis, realçou que o seu município abraçou a causa desde o início e que tem feito “um esforço grande” para levar o festival ao seu território, numa iniciativa que procura “chamar as pessoas aos livros e à reflexão”.
Também a vice-presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, realçou a importância de aproximar a literatura não apenas junto dos estudantes mas de toda a comunidade no geral.
“Faz todo o sentido trazer o mundo a estas regiões, onde infelizmente, muitas vezes, o acesso a exposições, música e conversas com autores não existe”, referiu a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Lucília Santos.
Já a presidente da AVIPG, Dina Duarte, realçou que “nem todas as autarquias têm o sentido de Estado de garantir que a cultura seja acessível aos seus”, frisando a importância de promover a cultura em territórios como o de Pedrógão Grande.
O programa do festival está disponível para consulta em www.palavrasdefogo.pt.
Fonte: Notícias ao Minuto
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…