Notícias
Festival Med conta já com 33 nomes confirmados para a sua 18.ª edição
Na conferência de imprensa que hoje se realizou para apresentar as bandas já confirmadas, o diretor do festival Med, Carlos Carmo, adiantou que os espetadores vão continuar a contar com um festival que, através a música, promove o território, as tradições e a identidade” local, mas ter também acesso a “outras disciplinas” que a organização quer “valorizar”.
“Iremos divulgar todas as valências e novidades, mas o que nos trás aqui hoje é dar o primeiro passo e falarmos das primeiras confirmações e bandas”, afirmou, antes de lançar um vídeo com “clips” de bandas que vão estar presentes, como, por exemplo, os portugueses Noiserv, Viviane, Express Transatlântico, Albaluna, Plasticine, Criatura, Maro ou O Gajo.
Os brasileiros Johnny Hooker e Mallu Magalhães, o jamaicano Anthony B e o espanhol Rodrigo Cuevas foram outros dos nomes confirmados, numa edição que, à semelhança do que aconteceu no passado, “tenta trazer países que ainda não tenham estado”, neste caso “a novidade da Mauritânia”, destacou o diretor do festival
“Em 2022, vamos ter 90 horas de música, divididas por 66 concertos, divididos por 12 palcos — não vou dizer que são palcos como todos percecionam, mas são 12 palcos/espaços improvisados ou informais onde podem acontecer concertos de música -, cerca de 330 músicos de 21 nacionalidades diferentes”, quantificou.
Carlos Carmo adiantou também que o evento vai igualmente contar com “100 expositores de rua, três exposições de arte e 12 grupos de animação de rua”.
O também vereador da Câmara e Loulé, “entidade pública que financia totalmente o festival”, salientou a efeméride de o evento cumprir “18 anos” e ter “chegado à maioridade”, depois de ter começado, em 2004, como “apoio a um grande evento desportivo, na altura o Euro2004” e de ter contado, em 17 edições, com “576 bandas de 52 países”.
A mesma fonte destacou que, além da música, o festival vai ter também “artesanato, literatura, cinema, teatro, exposições de arte, gastronomia, artes de rua e conferências”, iniciativas que irão ser “tratadas de forma diferente” e trazer “novidades” a um centro histórico de Loulé “cada vez mais requalificado”.
Carlos Carmo disse que estas “novidades” vão também “saltar fora dos muros” do recinto do evento, com iniciativas a realizarem-se “durante o festival, mas também antes e depois”, mas remeteu uma concretização para dia 29 de maio, data em que será feita uma segunda apresentação pública do festival.
O diretor do festival Med falou ainda da importância do evento para a promoção do território e do turismo e revelou que os estudos académicos feitos sobre o impacto turístico “dizem que 40% dos visitantes são estrangeiros e, destes, 39% escolhem vir para o Algarve por causa do festival”.
“Isto demonstra a importância que o festival tem no turismo”, congratulou-se o diretor do Med.
Fonte: Notícias ao Minuto
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…