Governador de SC e prefeito de Porto discutem possibilidade de nova rota aérea direta

A nova rota aérea direta entre Florianópolis e Lisboa foi um dos principais motivos para a ida da missão catarinense que está em Portugal desde a última segunda-feira, 8. Em visita ao Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, nesta sexta-feira, 12, o governador de Santa Catarina discutiu a possibilidade de mais uma rota aérea entre o estado brasileiro e o país europeu. De acordo com Moreira, a ideia é aproveitar a boa infraestrutura dos aeroportos de Porto e de Florianópolis, com operações pela companhia Azul que já faz rotas ligando a cidade portuguesa a outros destinos brasileiros. Em Portugal, a Câmara Municipal é uma estrutura que corresponde a uma prefeitura no Brasil.

“É mais um caminho a ser perseguido e eu fiquei muito entusiasmado com mais essa possibilidade. Além da TAP com voos diretos para Lisboa, a gente pode ter mais uma rota entre Porto e Santa Catarina. Este é mais um momento importante na nossa missão a Portugal. Eu não tenho dúvida que Santa Catarina, que o Brasil, que o turismo, que os empreendedores, que os negócios ganham muito com isso”, comemora o governador Jorginho Mello.

Com relação às tratativas de uma ligação aérea direta de Santa Catarina à cidade de Porto, o prefeito acredita que isso possa se tornar uma realidade no futuro. “Nós temos um excelente aeroporto e Santa Catarina também tem um que é um dos melhores da América do Sul, então isso já nos oferece um enorme potencial de conexão entre as duas cidades. Eu já consigo imaginar que no futuro, quem quiser viajar entre Santa Catarina e Lisboa viajará de TAP e quem quiser viajar de Santa Catarina para Porto, viajará na Azul. Estou convencido de que vamos conseguir”, projeta Rui Moreira.

Porto Sines

No quarto dia de missão em Portugal, a comitiva catarinense liderada pelo governador Jorginho Mello esteve no Porto de Sines – o maior do país europeu. Durante a visita, o governador e o presidente do Conselho de Administração do Porto, José Luis Cacho, assinaram um termo de cooperação para troca de conhecimento e informações acerca da atividade portuária, principalmente, com relação às novidades tecnológicas e temas como a descarbonização dos portos. Para as autoridades, a parceria também é fundamental para ampliar o acesso ao mercado europeu, potencializar as exportações e consolidar novos negócios.

“Santa Catarina tem uma logística de transporte eficiente, com cinco portos. Apresentamos isso para os portugueses e selamos essa parceria que vai permitir que a gente possa avançar ainda mais, modernizar as operações e trazer mais produtos catarinenses para Portugal e para a Europa”, disse o governador.

Fazem parte do termo de cooperação as secretarias de Articulação Internacional (SAI) e de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF). O secretário da SPAF, Beto Martins, destaca a sinergia deste movimento de parcerias com Portugal por parte do Governo do Estado. “Nós vamos ter voos diretos de Florianópolis a Lisboa, agora temos essa parceria via portos, envolvendo vários setores, ou seja, é uma grande oportunidade de fortalecer e expandir uma relação de comércio exterior que daqui de Portugal pode avançar por todo o continente europeu”, assinala Beto Martins.

O secretário cita ainda que a empresa que opera no terminal da Portonave, em Navegantes, é a mesma que opera no Porto de Sines, o que amplia a possibilidade de ações conjuntas para o desenvolvimento mútuo.

“Para nós é um prazer receber aqui o governador de Santa Catarina, um estado do Brasil que tem especial significado dado ao tecido industrial muito parecido com o de Portugal. Para nós, a aposta na logística de Santa Catarina é da maior importância, assim como desejamos que Santa Catarina olhe para o Sines como uma porta de entrada para a Europa, ajudando as empresas brasileiras e catarinenses a ampliarem seu potencial de exportação para o mercado europeu. Nós desejamos que a força dessa conectividade nos ajude a desenvolver bons negócios para ambas as partes”, conclui o presidente do Conselho de Administração do Porto Sines, José Luis Cacho.

Parlamento

Jorginho Mello também realizou nesta sexta-feira, visita oficial à Assembleia da República de Portugal, e foi recebido pelo presidente da Casa, José Pedro Aguiar-Branco. A reunião serviu para alinhar a cooperação, buscar oportunidades de parcerias entre Santa Catarina e Portugal, além de fortalecer os laços institucionais.

“Foi um encontro muito respeitoso. Pudemos falar de Santa Catarina, convidá-lo para ir a Santa Catarina. Pudemos trocar ideias sobre algumas particularidades do nosso estado com Portugal. Ele já esteve em Santa Catarina há dez anos. Eu disse a ele que o aeroporto de dez anos atras ele não vai encontrar mais, porque hoje nós temos o melhor aeroporto do Brasil, eleito por quatro vezes. Falamos do voo da TAP, da facilidade que vai trazer. Falamos de políticas públicas, em uma visita em que se marcou uma posição de Santa Catarina com relação ao que a gente pode construir junto, como relações comerciais, visitas de empresários e investidores”, explicou o governador.