Notícias
Governo certifica Caminho Português da Costa para Santiago Compostela
O Governo certificou o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, na Galiza, que liga as cidades do Porto e Valença, no Alto Minho, por reconhecer a sua “importância histórica e cultural”, foi anunciado esta quarta-feira.
A portaria que certifica este caminho foi assinada pelas secretárias de Estado do Turismo, Rita Marques, e Adjunta e do Patrimônio Cultural, Ângela Ferreira.
Com uma extensão de 138 quilômetros, o Caminho Português de Santiago – Caminho da Costa atravessa os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.
O Caminho da Costa, que parte do Porto e atravessa o Minho até Espanha, é o terceiro a ser certificado, depois do Caminho Interior, que liga Viseu a Chaves, com saída para Espanha por Vilarelho da Raia, e o Caminho Central Português, que sai da Sé de Lisboa e passa por Tomar, Coimbra até entrar no Porto e seguir depois para a região Norte.
Os Caminhos de Santiago são percorridos por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago Maior em Santiago de Compostela, capital da Galiza, em Espanha.
A certificação do Caminho da Costa deve-se, justificou o Governo, ao “elevado valor patrimonial dos traçados históricos do Porto e de Viana do Castelo”, à “autenticidade e integridade do itinerário, densidade do patrimônio edificado e beleza paisagística da envolvente”.
“O pedido de certificação tem a concordância dos municípios atravessados e apresenta condições de segurança, transitabilidade, equipamentos de apoio e informação”, refere um comunicado conjunto das duas secretarias de Estado, hoje divulgado.
Na nota, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, defendeu “a importância da estruturação de novos produtos turísticos para que a procura por turistas nacionais e internacionais possa decorrer ao longo de todo o ano e, em todo o território, tendo, para tal, este novo itinerário do Caminho da Costa um contributo relevante”.
A secretária de Estado Adjunta e do Patrimônio Cultural, Ângela Ferreira, sublinhou que “o Caminho de Santiago é um símbolo único do patrimônio cultural europeu e a sua certificação do Caminho da Costa vem reforçar o trabalho continuado do Governo para a valorização deste nosso patrimônio comum”.
“Esta iniciativa demonstra também a importância da articulação entre as diversas entidades com responsabilidade ou interesse na promoção do Caminho de Santiago, essencial para permitir o desenvolvimento social e econômico das regiões que integram estes itinerários”, referiu Ângela Ferreira.
O processo de certificação dos itinerários que constituem os Caminhos de Santiago em território nacional foi iniciado em 2019, com o objetivo de “salvaguardar, valorizar e promover” aquela rota milenar.
Foi constituída uma comissão de certificação, composta por quatro membros, com competências técnicas na área da cultura ou do turismo, responsável pela análise das candidaturas e, um conselho consultivo, onde estão representadas as áreas da administração pública central e regional com relevância neste processo, além de representantes da igreja católica e das associações de peregrinos.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…