Notícias
Governo português quer programa de mobilidade de estudantes entre zonas do litoral e interior
O Governo português pretende continuar a baixar as portagens no interior e criar um programa Erasmus interno, de mobilidade de estudantes entre zonas do litoral e do interior, segundo o programa do XXIII Governo Constitucional entregue no parlamento.
Estas são algumas das medidas previstas no capítulo do documento dedicado à coesão territorial e onde o Governo diz querer corrigir assimetrias no país e atrair e fixar investimento e pessoas nas regiões mais despovoadas.
Entre algumas das medidas concretas que constam do programa estão “continuar a promover a redução do valor das taxas das portagens nas autoestradas do Interior” ou “assegurar a conectividade digital em todos os territórios”, garantindo “uma cobertura de banda larga fixa e móvel generalizada à totalidade da população, de forma a garantir não só a acessibilidade dos cidadãos, mas também uma vantagem competitiva para a atração de investimento empresarial, incluindo em atividades relacionadas com serviços digitais”.
Para atrair investimento para zonas despovoadas (normalmente designadas como “regiões de baixa densidade”), o Governo promete também aumentar incentivos e eliminar ou simplificar burocracias “que atualmente constituem um entrave à fixação da atividade econômica”, entre outras medidas.
Do programa do Governo consta também a adoção do programa “Conhecer Portugal”, “um programa Erasmus interno, fomentando a mobilidade de estudantes entre instituições de ensino superior do litoral e do interior”.
Esta ideia foi debatida na campanha eleitoral de 2019, quando o PS avançou com a proposta de um “Erasmus Interior” e o PSD disse que já havia proposto o mesmo algum tempo antes.
Nesta legislatura, o Governo diz ainda querer “lançar um programa de regresso ao campo, que promova a reversão do êxodo rural, estimulando o regresso de quem saiu do interior para as cidades e aí vive atualmente com menor qualidade de vida”.
Para atrair e fixar pessoas a regiões pouco povoadas, além de pretender continuar a reforçar programas que criou na legislatura anterior, dirigidos a quem vive em Portugal e no estrangeiro, o Governo vai “promover a habitação jovem no interior, através de bolsas de casas para arrendamento por jovens quadros nas cidades médias e incentivos à recuperação de casas em territórios despovoados”.
Em paralelo, o executivo reitera a intenção de aumentar “significativamente” o número de “Espaços Cidadão” nestas regiões, em resposta ao encerramento de serviços públicos, assim como a prestação de alguns serviços através de medidas como unidades móveis.
O programa do Governo tem, neste capítulo da coesão territorial, medidas concretas para as regiões transfronteiriças, sendo o objetivo continuar a desenvolver com Espanha a “Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço, no âmbito do próximo Quadro Financeiro Plurianual”.
Esta estratégia inclui medidas já adotadas no âmbito do designado Simplex Transfronteiriço, como o Estatuto do Trabalhador Transfronteiriço, o 112 Transfronteiriço e o documento único para a circulação de menores.
Entre as medidas para o futuro estão a criação de incentivos específicos ao investimento nas áreas de fronteira ou assegurar um “planejamento integrado e uma articulação efetiva da rede de oferta de serviços de saúde [assim como em outros domínios considerados prioritários pelos municípios] em ambos os lados da fronteira”.
Portugal e Espanha querem também “criar programas de mobilidade transfronteiriça para estudantes” e “promover redes de investigação transfronteiriças”.
Os dois países planejam adotar “projetos-piloto de turismo transfronteiriço” para criar uma Estratégia Transfronteiriça de Turismo e estabelecer uma Agenda Cultural Comum “com projetos partilhados inseridos em redes culturais transfronteiriças”.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…