Notícias
Instituições portuguesas promovem preservação da biodiversidade na Europa

O Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-InBIO) e a Universidade de Évora integram um projeto que visa identificar áreas a proteger na Europa e contribuir para uma maior preservação da biodiversidade.
Em comunicado, o centro da Universidade do Porto esclarece que o projeto, intitulado NaturaConnect, pretende apoiar os governos da União Europeia e outras instituições públicas e privadas na “concepção de uma rede natural transeuropeia coerente, resiliente e bem interligada”.
Para ajudar os estados-membros da União Europeia a concretizarem a estratégia prevista para as áreas protegidas, o projeto, financiado pelo programa Horizonte Europa, reúne 22 instituições e parceiros que vão identificar as áreas a proteger na Europa e contribuir para uma “maior preservação da biodiversidade a adaptação às alterações climáticas”.
Citado no comunicado, o coordenador da equipa do CIBIO no projeto, Francisco Moreira, salienta que esta é uma “oportunidade” de o centro estar “na linha da frente do ‘design’ da futura rede de áreas protegidas europeias e dos corredores que as vão interligar”.
“Esperamos também, em colaboração com a Universidade de Évora, poder dar o apoio às autoridades portugueses com responsabilidades na identificação da futura Rede Natura 2000 ao nível do país, bem como providenciar a capacitação técnica que possa vir a ser necessária para esse objetivo”, acrescenta.
A equipa do projeto vai conduzir atividades de investigação e implementar ações para o envolvimento de todas as partes interessadas, conduzindo à “identificação e conexão das melhores áreas a proteger” e “contribuir para uma maior preservação da biodiversidade e adaptação às alterações climáticas”.
Em outubro de 2020, os estados-membros da União Europeia comprometeram-se a proteger pelo menos 30% da sua área terrestre e marítima, assegurando a proteção de pelo menos um terço dessas áreas protegidas.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Amanhã: novo episódio do podcast da Câmara!
A Câmara Portuguesa de São Paulo agora tem um podcast!…
Descubra o novo marco da arte e da sustentabilidade [Casa de Portugal]
A Casa de Portugal e a Câmara Portuguesa de São…
Museu da Língua Portuguesa (São Paulo) e Casa da América Latina (Lisboa) promovem II Diálogos Culturais Luso-Brasileiros com a participação das Ministras da Cultura do Brasil e de Portugal
Fortalecer a diplomacia cultural entre Brasil e Portugal, a fim…
Portugal e Brasil assinam acordos de cooperação nas áreas dos museus, língua e artes
Durante a Cimeira Brasil-Portugal são assinados “três acordos de cooperação”…
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…