Notícias
Macau promete “parque temático” sino-lusófono entre outubro e novembro
As autoridades de Macau prometeram transformar o território num “parque temático” sino-lusófono através da fusão de festivais entre 28 de outubro e 18 de novembro, com um investimento de quase um milhão de euros.
O 4.º Encontro em Macau — Festival das Artes e Cultura entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que integra espetáculos de música e dança tradicional, um festival de cinema e uma exposição de livros ilustrados, vai decorrer simultaneamente com o Festival da Lusofonia, que atrai todos os anos milhares de pessoas, muitas delas das comunidades lusófonas.
O investimento total está estimado em sete milhões de patacas (891 mil euros).
Ainda que os eventos estejam agendados sobretudo para a ilha da Taipa, estes serão também alargados “a outras comunidades da cidade, proporcionando diversas experiências culturais com vista à criação de Macau como parque temático” dedicado ao encontro cultural entre o território e os países lusófonos, sublinhou a presidente do Instituto Cultural durante a apresentação do programa.
“Assinalando-se, este ano, o 25.º aniversário do Festival da Lusofonia, este centrar-se-á na divulgação da cultura macaense, propondo-se também salientar a história da viagem das culturas dos países lusófonos através do oceano e do seu estabelecimento nesta cidade, com uma programação que abrangerá espetáculos em patuá promovidos por associações locais macaenses e uma mostra de gastronomia macaense”, acrescentou Leong Wai Man.
O patuá é uma língua crioula de base portuguesa, que está em risco de extinção, e que tem sido preservado essencialmente através do grupo de teatro Dóci Papiaçam di Macau, que encena uma peça por ano maioritariamente falada em crioulo.
O Festival da Lusofonia, um evento marcado por mostras culturais, espetáculos de música e dança, jogos tradicionais portugueses e gastronomia típica de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, decorre este ano entre 28 e 30 de outubro.
A cultura macaense será o foco deste evento, assinalou a organização, através da gastronomia e artesanato. A exposição de livros Ilustrados em Chinês e Português está agendada de 28 de outubro a 02 de novembro.
Já os Espetáculos de Música e Dança Tradicional da Comunidade vão decorrer de 05 a 06 de novembro. Por fim, o Festival de Cinema entre a China e os Países de Língua Portuguesa realiza-se de 29 de outubro a 18 de novembro.
Este último evento será subordinado ao tema “Todos os rios correm para o mar” e pretende destacar “o espírito de pioneirismo, intercâmbio, inclusão e compreensão mútua entre a China (incluindo Macau) e os países e regiões de língua portuguesa”.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…