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Medos e más práticas de email-marketing em 2021 [E-goi]
Aprenda os princípios essenciais para elevar o seu marketing por email com orientações práticas. Processos de email-marketing com Frederico Carvalho e a E-Goi.
O marketing eficaz através de email-marketing requer processos concretos para ter resultados. Não é só carregar uma lista qualquer, escrever 1 parágrafo e premir um botão para enviar o conteúdo.
Todas as sextas-feiras faço o envio regular de uma newsletter que agrega as novidades da semana sobre marketing & economia digital «A melhor informação da semana». A taxa média de abertura é de 50%. (imagem em baixo)
Espero que este artigo ajude a ultrapassar os medos e a refletir sobre as más-práticas comuns, no seu próximo envio.
Parte do problema é que há muitos profissionais com poucas competências de marketing, em especial no envio profissional de email em massa, de forma personalizada e com as regras do jogo: RGPD.
Há poucos cursos de marketing profissionais práticos, nomeadamente nas universidades que coloquem os formandos a praticar. Professores com experiência prática em email, como seria de esperar com outras disciplinas de marketing, são ainda mais raros.
Como resultado, a maioria aprende uns com os outros.
Os profissionais são evangelizados por vendedores e profissionais de plataformas de email que na multiplicidade da oferta de mercado, apresentam as funcionalidades e características que as diferenciam com valor agregado para as suas campanhas e clientes.
Este artigo pretende cultivar a sua liderança de pensamento, e não apenas empurrar para um produto.
Movidos pelo medo
Cada profissional tem receios, mas quem trabalha com email-marketing lida com alguns pesadelos únicos como:
Pessoas que saem da base de dados de email (unsubscribe);
Queixas de Spam;
Penalidades do fornecedor de serviços Internet (ISP);
Campanhas falhadas;
Emails fraudulentos e maliciosos;
Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD)
Para gerir os nossos medos, podemos escolher o caminho mais seguro.
Usar as melhores práticas de email-marketing para mantermos a caixa de entrada, fora da pasta de spam e fora da lista de bloqueio, é bom começo.
Toda a gente faz assim
As más ideias podem disfarçar-se de melhores práticas. Em teoria, uma boa prática é uma ideia que reflete um consenso sobre a melhor forma de fazer algo.
Mas nem todas as melhores práticas são criadas de forma igual, e é preciso ter em consideração a cultura demográfica para quem pretende comunicar.
Cuidado com opções baseados na sabedoria convencional em vez da prova.
Se nunca ninguém testou para ver se funciona, é difícil apoiar o seu conhecimento com base em palpites.
Envie menos emails para ter melhores resultados
Isto pode funcionar para alguns, mas não para todos. Há variáveis como o tipo de negócio, a oferta do produto de serviço, campanhas específicas, e perceber se o envio do email é transacional, informativo ou relacional.
Apague os seus subscritores inativos para manter a qualidade da lista
Certamente vai ajudar a melhores métricas no topo do funil, com melhores taxas de abertura e clique, isso é certo. Mas em função da regularidade de envio, número de newsletters enviadas e histórico de atividade, é preciso ter atenção que o preço a pagar, em receitas – no fundo do funil, pode ser elevado, porque muitos subscritores confiam em si ou na sua marca, abrindo pontualmente os seus emails.
Apagar subscritores inativos sim, mas com critério e cuidado.
É preciso ser mais inovador no envio de email-marketing
Trazer a inovação para o -mail marketing ajuda-nos a procurar novas soluções, novas normas e novas práticas que elevam o nosso trabalho.
Mas é preciso lembrar que somos, antes de mais, profissionais de marketing e não devemos sacrificar os melhores princípios e práticas de marketing apenas para tentar algo novo e fresco.
Perseguir o último brinquedo novo e brilhante na janela de marketing leva a demasiados caminhos errados porque não se cumpre com o básico, o bem-feito.
Os esquemas de um só disparo (mailshot) falham frequentemente porque violam as leis do bom marketing.
O bom marketing é um processo complexo.
Muitas coisas têm de se unir para produzir um marketing eficaz que conduza a uma melhoria a longo prazo.
Uma tática por si só pode ser boa, mas a forma como uma empresa a emprega pode ser errada, pelo que falha.
Então a empresa passa à próxima bala de prata ou ao novo brinquedo brilhante que a afasta das práticas de marketing que são tentadas, verdadeiras e dignas de serem mantidas.
Uma nova tática não o vai fazer sair da caixa.
Mas uma nova forma de pensar pode fazê-lo começar pelo caminho certo.
Princípios para elevar o seu marketing por email
Confira alguns princípios que orientam as minhas próprias ações e o meu trabalho com os clientes.
Cada princípio pode exigir que muda o seu pensamento, que questione práticas passadas, avalie novas abordagens.
1. A estratégia vem antes das táticas e da tecnologia.
Quando deixamos a tecnologia impulsionar a nossa tomada de decisões, podemos acabar por criar uma experiência desconexa para os nossos clientes.
Podemos evitar isso, criando primeiro uma estratégia, e depois aplicando a tecnologia para levar a cabo a estratégia.
Idealmente baseados num plano de marketing, e não por usa esta ou aquela ferramenta e está a adaptar-se ao que existe e não ao que verdadeiramente precisa.
2. Testar o email produz conhecimentos que podem ser aproveitados para outras áreas da comunicação.
Testar têm três objetivos:
Ganhar um «uplift»;
Aprender algo sobre os nossos clientes para incluir em futuras campanhas de marketing;
Partilhar aprendizagens com outros membros da equipa e repetivos canais de comunicação.
Quando não funciona, ficamos desiludidos e desistimos.
Comportamentos de abertura, cliques em imagens e outras formas de interação, podem apoiar as suas decisões noutros canais de comunicação.
3. O email é o dono da viagem do cliente.
Conhece os seus clientes melhor do que ninguém na empresa porque tem os dados, por isso deve dominar o mapeamento da viagem do cliente até à organização do programa de CRM, seguindo o alinhamento das landing pages associadas a esse tráfego gerado.
4. A aplicação da filosofia holística conduz a resultados a longo prazo.
Troque a sua mentalidade centrada na campanha, por uma que se concentre no papel dos funis em email-marketing, na viagem do cliente e em como utilizar o correio eletrónico para interagir com os clientes e melhorar a sua experiência.
Projete o caminho através da conversão e como trazê-los de volta se saírem da dessa jornada do cliente idealizada, ou se ficarem inativos.
5. Regras de permissão
A permissão é obrigatória – não só do ponto de vista jurídico, mas também porque o email-marketing baseado em permissão funciona melhor, proporcionando melhores taxas de entrega.
6. Concentre-se em dar aos clientes a melhor experiência de email-marketing.
O marketing bem-sucedido através do email assenta em três pilares:
Concentre-se nos benefícios para os seus clientes e não apenas em características;
O seu objetivo é ajudá-los a satisfazer as suas próprias necessidades;
Utilizar dados para personalizar as mensagens.
7. As métricas corretas dão-lhe a melhor orientação.
Tenha cuidado com as métricas que escolher para medir o seu desempenho de email-marketing. Poderá sentir-se tentado a ficar com métricas de topo de túnel, facilmente acessíveis, como taxas de abertura e clique, mas este caminho pode levá-lo a otimizar para os resultados errados.
A sua métrica de sucesso tem de mapear de volta ao seu objetivo, tais como conversões, valor do pedido, criação de novas contas.
8. Alinhe os seus programas de email-marketing com as suas metas e objetivos.
Reforçando: Tenha um plano de marketing e trabalhe as suas campanhas e calendarização de acordo, quando usar uma plataforma profissional como a E-Goi.
Isto ajudá-lo-á a concentrar-se no objetivo e a alinhar cada elemento do seu programa para trabalhar em direção a esse objetivo.
Os emails que incorporam um ou mais destes princípios, mesmo emails de negócios, irão suscitar um maior envolvimento dos leitores.
Atualmente, as tendências e a tecnologia de email-marketing estão a desenvolver-se a um ritmo vertiginoso, com uma orientação mais holística e multicanal.
O marketing é simultaneamente arte e ciência.
É um processo complexo que não pode ser estanque, nem com base no último capricho do seu chefe.
Quando tem um alinhamento na arte como na ciência, cria-se um programa de email que serve a sua marca, o seu plano marketing e os seus clientes – com o melhor das suas capacidades.
É isso que transforma os seus medos numa filosofia prática positiva para revolucionar o seu negócio e encantar os seus clientes.
Fonte: E-goi
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