Notícias
Mercado Municipal de Porto Alegre vai abrir loja de produtos açorianos
O Mercado Municipal de Porto Alegre, no centro histórico da cidade, receberá até julho a instalação de uma loja de venda de produtos açorianos, foi acordado neste sábado entre o Prefeito da cidade e o Governo dos Açores.
A loja, cedida gratuitamente, será explorada pela Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul (CAERGS), receberá numa “primeira fase” produtos oferecidos pelo Governo dos Açores de modo a “fidelizar os consumidores”, anunciou, em visita oficial à cidade, o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura.
O governante representa na visita ao Rio Grande do Sul o Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, que ficou em São Jorge no atual momento de crise sísmica, e o Vice-Presidente do Executivo, Artur Lima, ausente por motivos de doença.
Em Porto Alegre “fala-se muito dos açorianos”, mas a inexistência de uma loja de venda de produtos regionais “é uma lacuna” que será agora colmatada, sublinha António Ventura.
Queijos, lacticínios, vinhos e recordações turísticas e culturais dos Açores serão alguns dos produtos a comercializar no espaço.
No sábado decorreu também uma cerimônia de reconhecimento do Governo dos Açores, com a entrega da medalha dos 250 anos da fundação açoriana da cidade de Porto Alegre, no Paço Municipal (antigo Paço dos Açorianos).
A comitiva açoriana, que integra também deputados da Assembleia Legislativa e os Presidentes de Câmara da Horta e da Ribeira Grande, cidades-irmãs de Porto Alegre, visitou também o Monumento aos Açorianos, instalado na cidade desde 1974.
Paço dos Açorianos
Esse foi o terceiro dia de visita oficial do Governo dos Açores ao Brasil para assinalar a chegada, a Porto Alegre, dos primeiros 60 casais açorianos povoadores da região, em 1752, bem como celebrar os 270 anos da fundação do Estado de Rio Grande do Sul.
O secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Região Autônoma dos Açores, António Ventura participou no dia 26 na cerimônia de reconhecimento do Governo dos Açores, com a entrega da medalha dos 250 anos da fundação açoriana da cidade de Porto Alegre, no Paço Municipal.
O espaço, também conhecido por Paço dos Açorianos, vai ser transformado em Museu de Arte da cidade.
O governante passou ainda pelo Monumento aos Açorianos, inaugurado em 26 de março de 1974, no aniversário da cidade.
A obra possui 17 metros de altura e 24 de comprimento, fica situado junto à Praça dos Açorianos e simboliza os 60 casais açorianos que chegaram a Porto Alegre,
“Feito em aço, em linhas futuristas, obra do escultor Carlos Tenius, lembra uma caravela, composta de corpos humanos entrelaçados, tendo à frente uma figura alada que lembra o mitológico Ícaro e representa a Vitória”, divulga a prefeitura Porto Alegre.
Da comitiva açoriana no Brasil fazem parte o diretor regional das Comunidades, o líder da bancada do PSD na Assembleia Legislativa dos Açores, João Bruto da Costa, o deputado do PS e vice-presidente da mesa da Assembleia Legislativa, João Vasco Costa, e os deputados do PPM e do Chega, Paulo Estêvão e José Pacheco, respectivamente.
Viajaram também para Porto Alegre os presidentes das câmaras da Ribeira Grande, em São Miguel, e da Horta, no Faial, por serem cidades geminadas com Porto Alegre, cuja data oficial da fundação é 26 de março de 1772, há 250 anos.
Integram ainda o grupo a presidente da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, Viviane Peixoto Hunter, e o conselheiro da Diáspora Açoriana no Estado do Rio Grande do Sul, Régis Marques Gomes.
Acompanha também a comitiva, em representação de Luís de Faro Ramos, embaixador de Portugal em Brasília, a vice-cônsul de Portugal em Porto Alegre, Filipa Mendonça.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…